Nome da Disciplina
EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIM. DE NEGÓCIOS
CÓDIGO
0400121
Carga Horária
34 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Elaboração e operacionalização de projetos (científico e empresarial). Estrutura de um projeto empresarial. Metodologia do projeto. Empreendedorismo. O Perfil Empreendedor. Gerência e Liderança. Planejamento. Plano de Negócios.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver conhecimentos básicos ou gerais sobre empreendedorismo e desenvolvimento de negócios aplicados à Gastronomia.


 

Objetivos Específicos:

- Conscientizar e ampliar a visão dos alunos sobre a importância e aplicabilidade do conceito em Gastronomia;

-Desenvolver habilidades empreendedoras nos alunos para os diversos campos da atividade econômica;

- Incentivar os alunos na busca das possibilidades e limites para o desenvolvimento da função empreendedora em Gastronomia.

Conteúdo Programático

1. As origens do conceito.
2. A importância para o desenvolvimento e contexto atual.
3. Os diversos tipos, o coletivo, o social e outros.
4. O empreendedorismo e sua aplicabilidade.
5. Função gerencial versus função empreendedora.
6. Perfis emprendedores.
7. Intra-empreendedorismo.
8. Desenvolvendo possibilidades de negócios em gastronomia.
9. A gestão empreendedora.
10. O empreendedorismo e o financiamento.
11. Empreendedorismo em áreas de aglomeração empresarial.
12. O Plano de Negócio: estrutura e elaboração.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CULLINANE, J. J. Manual de sobrevivência do empreendedor. Rio de Janeiro: Berkeley do Brasil, 1993. DEGEN, R. J.; MELO, A. A. A. O Empreendedor: Fundamentos da iniciativa Empresarial. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill. 1989. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DRUCKER, P. F. Inovação e Espírito Empreendedor (entrepreseurship); prática e princípios.4. ed. São Paulo. Pioneira, 1994. PAVANI, C. Plano de Negócios. São Paulo: Lexikon, 1998. PEREIRA, H. J.; SANTOS, S. A. Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília: SEBRAE, 1995.

Bibliografia Complementar:

  • DOLABELA, F. Boa Idéia! E Agora? Plano de Negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa Cultura Editores Associados ,352 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2018 / 2 40 33 Gastronomia (Tecnológico)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
FELIPE FEHLBERG HERRMANN
Professor responsável pela turma

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