Nome da Atividade
EMPREENDEDORISMO NO AGRONEGÓCIO
CÓDIGO
0180059
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Retrato do empreendedorismo no Brasil e no mundo; A análise do conceito de empreendedorismo; O estudo do perfil do empreendedor e suas características; A teoria da inovação e do desenvolvimento; O processo de criação de empresas e sua formalização; Ferramentas de marketing aplicados à pequenas empresas; O plano de negócios: modelo e explicações; Seminários

Objetivos

Objetivo Geral:

A disciplina tem como principal objetivo capacitar os participantes para a criação e desenvolvimento de novos negócios. Dotando-os de instrumentos e técnicas para planejar, desenvolver e avaliar novos negócios. Essa unidade curricular vai trabalhar na elaboração de um Plano de Negócios relativo a um negócio de livre escolha do aluno, utilizando as informações e conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Conteúdo Programático

O empreendedorismo no Brasil;
O empreendedorismo: conceitos, dimensões e análises;
O perfil do empreendedor e suas características;
Inovação e desenvolvimento
Criação de empresas
Conceitos de marketing aplicados à pequena empresa (Ferramentas de marketing: segmentação, análise SWOT, análise de cenários)
Mecanismos de Financiamento/Elaboração de Projetos
Plano de negócios: modelo e explicações (Desenvolvimento do plano de negócios; Apresentação, análise e discussão dos planos de negócios).
Seminários: Empreendedorismo no setor de frutas, empreendedorismo no setor de carnes, assessoria agropecuária, casos de sucesso e fracasso, empreendedorismo - a visão do Sebrae, seminário fontes de financiamento).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MAXIMIANO, Antonio Cesar Amauri Administração para empreendedores - 2. ed. / 2011 - ( Livro ). Administração para empreendedores. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. xiii, 240 p
  • HELLER, Steven; TALARICO, Lita. The design entrepreneur: turning graphic design into goods that sell. Beverly: Rockport, 2008. 240 p.
  • LOPES, M. A. Rose. Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 230p.
  • LENZI, Fernando César ; KIESEL, Marcio Daniel (Org). O empreendedor de visão. São Paulo: Atlas, 2009. xiv, 221 p.

Bibliografia Complementar:

  • BOLSON, Éder L. Tchau Patrão! Como construir uma empresa vencedora e ser feliz conduzindo seu próprio negócio. 2ª Ed. Belo Horizonte: SENAC/MG, 2004.
  • CHER, Rogério. O meu próprio negócio. 1ª Ed., Rio de Janeiro: Campus, 2003.
  • DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. 14ª Ed., São Paulo: Cultura, 2000.
  • DORNELAS, J. C. A., Empreendedorismo – transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.
  • HISRICH, Robert D; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5.ed., Porto Alegre:

Página gerada em 28/03/2024 18:23:27 (consulta levou 0.049953s)