Nome da Atividade
PSIQUIATRIA PRÁTICA I
CÓDIGO
0410015
Carga Horária
2304 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Anual
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1152
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1152

Ementa

O residente demonstrará habilidade para executar e documentar um exame completo da história psiquiátrica de pacientes culturalmente diversos, pacientes geriátricos, crianças e adolescentes: História psiquiátrica atual e passada; história sociocultural e educacional; história da família, incluindo aspectos etnoculturais e genealógicos; história de abuso de substâncias; história médica e revisão dos sistemas; exame físico e neurológico; exame completo do estado mental, incluindo avaliação do funcionamento cognitivo; história desenvolvimental. Com base em uma avaliação psiquiátrica completa, o residente demonstrará habilidade para desenvolver e documentar o seguinte: Diagnóstico diferencial abrangente segundo o CID 10 e/ou DSM IV; saber avaliar e identificar sintomas, sinais e défits psicopatológicos; formulação integrativa de casos que inclua questões neurobiológicas, fenomenológicas, psicológicas e socioculturais envolvidos no diagnóstico e no controle; plano de avaliação, incluindo exames laboratoriais, médicos e psicológicos adequados; plano completo de tratamento abordando domínios biológicos e socioculturais. O residente demonstrará habilidade para avaliar, discutir e documentar de maneira completa o potencial de o paciente ferir-se ou ferir outras pessoas, bem como para intervir. Essa habilidade inclui o seguinte: Avaliação de risco; conhecimento de normas e dos procedimentos para o tratamento involuntário; intervenção efetiva para minimizar os riscos; implementação de métodos para prevenir auto-lesão ou outras pessoas.O residente demonstrará habilidade para conduzir intervenções terapêuticas (ex.: intensificar a capacidade de coletar e usar material clinicamente relevante através da conduta das intervenções de apoio) bem como executar intervenções exploratórias e esclarecimentos.













Objetivos

Objetivo Geral:

Treinamento dos médicos residentes no atendimento (avaliação e tratamento) de paciente psiquiátricos adultos, em nível ambulatorial, de assistência hospitalar e em emergências psiquiátricas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Labbate, Lawrence A. et al. Handbook of Psychiatric Drug Therapy. 6th edition. Lippincottt Williams & Wilkins, 2009.
  • Cordioli,A. V.; Gallois,C. B.; Isolan, L. (Org.). Psicofármacos: consulta rápida. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015
  • American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • CID-10. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artmed, 1993.
  • Stahl, S. M. Fundamentos de psicofarmacologia de Stahl: guia de prescrição. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
  • Mackinon, R.A. ; Michels, R. ; Buckley, P.J. A Entrevista psiquiátrica na prática clínica. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017

Bibliografia Complementar:

  • Sthal, S. M. Psicofarmacologia - Bases Neurocientíficas e Aplicações Práticas – 4.ed. Rio de Janeiro: GEN - Guanabara Koogan, 2014.
  • Quevedo, j.; Carvalho, A.F. (orgs) ; Emergências Psiquiátricas. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • Eizirik, C.L.; Bassols,A.M. O Ciclo da Vida Humana: Uma Perspectiva Psicodinâmica. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
  • Dalgalarrondo,P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
  • Zimmerman, David E. – Fundamentos Psicanalíticos: Teoria, Técnica e Clínica – Uma Abordagem Didática – Porto Alegre, ARTMED, 1999.
  • Sadock, B.J.; Sadock, V. A.; Ruiz, P. Compêndio de Psiquiatria – Ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11.ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.
  • Botega, N.J. Crise suicida: avaliação e manejo. Porto Alegre: Artmed, 2015.
  • Cochrane Library / http://www.cochranelibrary.com/cochrane-database-of-systematic-reviews/
  • MedLine - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2023 5 5 Residência Médica na Especialidade de Psiquiatria (Pós-graduação )
MARIA CRISTINE IGANSI DA CUNHA
Professor responsável pela turma

GUSTAVO PEGAS JAEGER
Professor Regente

LAURA SIGARAN PIO DE ALMEIDA
Professor Regente

FABIO MONTEIRO DA CUNHA COELHO
Professor Regente

CARLOS ALBERTO PURPER BANDEIRA
Professor Regente

Página gerada em 29/03/2024 03:17:59 (consulta levou 6.618689s)