Nome da Disciplina
ECONOMIA DA SAÚDE
CÓDIGO
0760008
Carga Horária
68 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ferramentas Microeconômicas para Economia da Saúde. Eficiência Econômica e Análise Custo Benefício. Produção, Custos e Tecnologia da Assistência a Saúde. Mercados de Seguro Saúde e a Relação de Agência.

Objetivos

Objetivo Geral:

Um dos principais objetivos é mostrar quais são e como aplicar os princípios econômicos básicos que irão ser utilizados mercado de saúde quais as evidências disponíveis que confirmam ou refutam tais teorias.

 

Objetivos Específicos:

Proporcionar aos alunos os conhecimentos básicos necessários para identificar, compreender e efetuar predições sobre o comportamento dos mercados e dos problemas relacionados ao seu funcionamento bem como a bibliografia fundamental e complementar para que ele possa avançar no entendimento de cada tópico abordado.

Conteúdo Programático

1. Ferramentas básicas da economia
2. Oferta e demanda por saúde
3. Mercados de Seguro-Saúde e a Relação de Agência
4. Empresas Sem Fins Lucrativos
5. Principais Atores no Setor de Assistência a Saúde
6. Tópicos Especiais em Economia da Saúde

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FOLLAND, S. GOODMAN, A.C. e STANO, M. (2008). Economia da Saúde. Porto Alegre, Artmed/Bookman. BARROS, P.P. (2009). Economia da Saúde: Conceitos e Comportamentos. Coimbra, Almedina.

Bibliografia Complementar:

  • CULYER, A.J. e NEWHOUSE, J.P. (2000). Handbook of Health Economics. Amsterdam, Elsevier. GETZEN, Thomas E. (2004). Health Economics: Fundamentals and Flow of Funds. Wiley. JOHNSON-LANS, S. (2006). A Health Economics: A Primer. Boston, Pearson/Addison Wesley. ZWEIFEL, Peter; e BREYER, F. (1997). Health Economics. Oxford, Oxford University Press.

Página gerada em 22/02/2019 20:09:12 (consulta levou 0.072394s)