Nome da Atividade
DESENHO DA FIGURA HUMANA
CÓDIGO
05000067
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Representação gráfica da figura humana a partir do desenho de observação do modelo vivo: Estrutura, Forma e Proporção; Equilíbrio e Tensão. Experimentação com Materiais e Técnicas diversificadas. Apreciação e Crítica.
Objetivos
Objetivo Geral:
GERALOrientar o aluno quanto à percepção e representação gráfica dos aspectos estruturais, formais e conceituais da figura humana a partir do desenho de observação do modelo vivo.
ESPECÍFICOS
Desenhar a morfologia externa da figura humana no todo e em detalhe;
Identificar a estrutura óssea, articular e muscular do corpo humano;
Conhecer e representar as proporções, postura e equilíbrio da figura;
Desenvolver o repertório gráfico individual através de exercícios que envolvam o desenho do modelo em situações diferenciadas, segundo as mais variadas técnicas e meios expressivos;
Analisar e criticar a obra gráfica de vários artistas através da História da Arte e da Cultura.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ECO, Umberto. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004. DERDICK, Edith. Formas de pensar o desenho. 4ª ED. Porto Alegre: Zouk, 2010. ___. O desenho da figura humana. São Paulo: Scipione, 1990. GOMBRICH, E. H. Arte e ilusão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007 GORDON, Louise. Desenho da cabeça humana. Lisboa: Presença, 1977. ___. Desenho anatômico. Lisboa: Presença, 1979. MARTÍN ROIG, Gabriel (et al.). Fundamentos do Desenho Artístico. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ROSA, Velcy S. Expressão e movimento da figura humana. Porto Alegre : Mercado Aberto, 1988. SOUZA, Edgar. Praticando a arte : técnicas de desenho e pintura. São Paulo: Moderna, 1997.
Bibliografia Complementar:
- BELL, Julian. Five Hundred Self-Portraits. London: Phaidon, 2006. BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. 2. ed. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002. GROSENICK, Uta (org.). Mulheres artistas: nos séculos XX e XXI. Colônia: Taschen, 2005. HARRISON Hazel. Técnicas de Desenho e Pintura. Erechim: Edelbra, 1996. HOGARTH, Burne. O desenho anatômico sem dificuldade. Colônia: Evergreen, 1998. ___. El dibujo de la cabeza humana a su alcance. Colônia: Evergreen, 1999. PARRAMON, José M. Como desenhar a anatomia do corpo humano. Rio de Janeiro: Livro Ibero Americano Ltda. 1986. ___. Como desenhar a figura humana. Rio de Janeiro: Livro Ibero Americano Ltda. 1986. SANMIGUEL, David (et al.). Dibujo de Anatomia Artística. Barcelona: Parramon Ediciones, 2007. SIMBLET, Sarah. Anatomy for the artist. London: DK, 2001. ___. Desenho. Porto: Civilização, 2005. SMITH, Mark Edward. The Nude Female Figure. New York: Watson-Guptill, 2007
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 18 | 11 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT Professor responsável pela turma |
||||||
M2 | 2024 / 2 | 18 | 17 |
Design Digital (Bacharelado) Design Gráfico (Bacharelado) Horários
|
CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT Professor responsável pela turma |
||||||
M3 | 2024 / 2 | 25 | 14 |
Artes Visuais (Bacharelado) Horários
|
CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT Professor responsável pela turma |
||||||
M4 | 2024 / 2 | 24 | 23 |
Cinema de Animação (Bacharelado) Horários
|
VIVIAN HERZOG Professor responsável pela turma |