Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DE CONTRAPONTO
CÓDIGO
05000162
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina caracteriza-se em introduzir o aluno no ensino do contraponto
tonal, a partir da sistemática das cinco espécies a duas vozes como alicerce
na habilidade de identificar vozes, sendo um auxílio à compreensão da
estrutura do discurso musical, indispensável à análise musical.
tonal, a partir da sistemática das cinco espécies a duas vozes como alicerce
na habilidade de identificar vozes, sendo um auxílio à compreensão da
estrutura do discurso musical, indispensável à análise musical.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Desenvolver a capacidade de realização do contraponto tonal a duas vozes
nas cinco espécies.
Objetivo(s) específico(s):
Praticar a elaboração do cantus firmus e sua percepção sonora através da
escolha dos intervalos melódicos que irão formá-lo. Desenvolver a prática d
escrita e da percepção do contraponto a duas vozes em cada uma das
espécies, através da escolha sonora dos intervalos harmônicos e melódicos
que irão formá-lo. Desenvolver a prática da independência das vozes.
Conteúdo Programático
Programa:
Contraponto • Histórico do Contraponto Modal e Tonal
Contraponto Tonal: Contraponto a 2 vozes
• Divisão das vozes • Cantus firmus- regras de elaboração
Contraponto em Espécies:
• Primeira Espécie • Segunda Espécie
• Terceira Espécie • Quarta Espécie
• Quinta Espécie ou Florido
Contraponto • Histórico do Contraponto Modal e Tonal
Contraponto Tonal: Contraponto a 2 vozes
• Divisão das vozes • Cantus firmus- regras de elaboração
Contraponto em Espécies:
• Primeira Espécie • Segunda Espécie
• Terceira Espécie • Quarta Espécie
• Quinta Espécie ou Florido
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CURY, Vera Helena M. Contraponto: O ensino e o aprendizado no curso superior de Música. São Paulo: Editora UNESP, 2007. GROUT, Donald Jy; PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1997. 759 p. KOELLREUTTER, Hans Joachim. Contraponto modal do séc. XVI: Palestrina. 2ª Ed. Brasília: MusiMed, 1996. SALZER, Felix; SCHACHTER, Carl. El contrapunto en la composicion: el estudio de la condución de la voces. Barcelona: Idea Books, 1999. 449 p. SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares em contraponto. Trad. De Eduardo Seincman. São Paulo: Via Lettera, 2001. TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto: umaarte de compor. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2017. 266 p.
Bibliografia Complementar:
- CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Modal: manual prático. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto: Novak Multimédia, 2000. CARVALHO, Any Raquel. Contraponto Tonal e Fuga: ManualPrático. Porto Alegre: Editora Novak Multimédia, 2002. FIUSA, Virgínia Salgado. Fuga: origem e evolução. Pelotas: [S.n], 1982. 81p. MED, Bohumil. Teoria da música. 4.ed. rev.ampl. Brasília: MusiMed, 1996. 416 p. ZAMACOIS, Joaquim. Teoria de la musica: dividida en cursos. 6.ed. Barcelona: Labor, 1978. v.2.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FUNDAMENTOS DE CONTRAPONTO | Música (Licenciatura) |