Nome da Disciplina
INSTRUMENTO HARMÔNICO VI
CÓDIGO
05000354
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Habilitar o aluno a se expressar musicalmente através do piano e
solidificar conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.
Discutir questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música através do
piano.
Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre a música da
Renascença e Barroco. Promover a leitura musical. Desenvolver trabalho
prático de repertório.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Piano:
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de
vários campos de atuação do músico através do piano.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Preparar repertório solo;
2- Promover a reflexão sobre questões didático-pedágogicas do ensino da
música através do piano.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5-Estimular a leitura musical;
6-Ampliar o conhecimento de repertório.

Conteúdo Programático

Piano:
1-Reflexão sobre questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música
através do piano;
2-Repertório solo.
Violão:
1- Música Antiga: correntes interpretativas, performance historicamente
orientada, estilos italiano, francês, alemão e da peninsula ibérica;
2-Renascimento: relações entre modalismo e tonalismo, profusão de
instrumentos musicais, aspectos da construção musical;
3-Barroco: novas formas de composição, teoria dos afetos, retórica barroca,
ornamentação;
4-Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5-Leitura à primeira vista..

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • RINK, John, Musical Performance: A Guide to Understanding.United Kingdom: Cambridge University Press, 2002. BARBOSA, Cacilda Borges. Diorama. Volume 2. Editora: do autor, 1984. GIOSA, Rosana. Método de Arranjo para Piano Popular: Harmonia e Aplicação em Repertório. Vol.1,2,3. São Paulo: Editora Som & Arte, 1995. CORBÍ, Fernando Marín. Figuras, Gesto, Afecto y Retóricaen la Música. Disponível em . Acessoem 16/01/2015. LEONARD, Hal. The Renaissance Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000. _____________. The Barroque Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
P1 2019 / 2 6 1 Música (Licenciatura)
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

P2 2019 / 2 6 2 Música (Licenciatura)
RAFAEL GARCIA BORGES
Professor responsável pela turma

P3 2019 / 2 6 3 Música (Licenciatura)
LUCAS FARIAS SILVANO
Professor responsável pela turma

P4 2019 / 2 6 3 Música (Licenciatura)
LUCAS FARIAS SILVANO
Professor responsável pela turma

P5 2019 / 2 6 1 Música (Licenciatura)
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA
Professor responsável pela turma

P6 2019 / 2 6 3 Música (Licenciatura)
RAFAEL GARCIA BORGES
Professor responsável pela turma

P7 2019 / 2 3 2 Música (Licenciatura)
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTO HARMÔNICO VI Música (Licenciatura)

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