Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO VI
CÓDIGO
05000354
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Habilitar o aluno a se expressar musicalmente através do piano e
solidificar conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.
Discutir questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música através do
piano.
Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre a música da
Renascença e Barroco. Promover a leitura musical. Desenvolver trabalho
prático de repertório.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Piano:
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de
vários campos de atuação do músico através do piano.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Preparar repertório solo;
2- Promover a reflexão sobre questões didático-pedágogicas do ensino da
música através do piano.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5-Estimular a leitura musical;
6-Ampliar o conhecimento de repertório.

Conteúdo Programático

Piano:
1-Reflexão sobre questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música
através do piano;
2-Repertório solo.
Violão:
1- Música Antiga: correntes interpretativas, performance historicamente
orientada, estilos italiano, francês, alemão e da peninsula ibérica;
2-Renascimento: relações entre modalismo e tonalismo, profusão de
instrumentos musicais, aspectos da construção musical;
3-Barroco: novas formas de composição, teoria dos afetos, retórica barroca,
ornamentação;
4-Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5-Leitura à primeira vista..

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • RINK, John, Musical Performance: A Guide to Understanding. United Kingdom: Cambridge University Press, 2002.
  • BARBOSA, Cacilda Borges. Diorama. Volume 2. Editora: do autor, 1984.
  • LEONARD, Hall. The Renaissance Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • MONTANDON, Isabel. Aula de piano e ensino de música: análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 1992.
  • SOUZA, Jusamara. Aspectos metodológicos na formação didática do professor de instrumento. In.: Anais Simpósio Paranaense De Educação Musical, 3. Londrina: 1994.
  • CHRISTENSEN, Thomas. A Teoria Musical e Suas Histórias. Porto Alegre: Revista Em Pauta, v.11, n.16/17, 2000, p. 10-46, 2000.
  • LEONARD, Hall. The Barroque Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.
  • RAQUEL, Any. Contraponto Modal. Porto Alegre: Evangraf, 2006. TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto, uma arte de compor. São Paulo:Edusp,1994.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
INSTRUMENTO HARMÔNICO VI Música (Licenciatura)

Página gerada em 19/04/2024 16:41:15 (consulta levou 0.120138s)