Nome da Atividade
INSTRUMENTO HARMÔNICO VI
CÓDIGO
05000354
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina deve propiciar ao aluno a vivência melódica e harmônica, e a
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Habilitar o aluno a se expressar musicalmente através do piano e
solidificar conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.
Discutir questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música através do
piano.
Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre a música da
Renascença e Barroco. Promover a leitura musical. Desenvolver trabalho
prático de repertório.
capacidade de pesquisar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades
nos seguintes tópicos:
Piano: Habilitar o aluno a se expressar musicalmente através do piano e
solidificar conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo do curso.
Discutir questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música através do
piano.
Violão: Dar continuidade no aprofundamento nas questões da execução
técnico-instrumental ao violão. Realizar trabalho teórico sobre a música da
Renascença e Barroco. Promover a leitura musical. Desenvolver trabalho
prático de repertório.
Objetivos
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Piano:
Solidificar a prática musical dos alunos ao piano possibilitando a vivência de
vários campos de atuação do músico através do piano.
Violão:
Desenvolver e aprimorar a execução musical ao violão, compreendendo e
apropriando-se cada vez mais do discurso musical.
1.12. Objetivo(s) específico(s):
Piano:
1- Preparar repertório solo;
2- Promover a reflexão sobre questões didático-pedágogicas do ensino da
música através do piano.
Violão:
1- Promover a compreensão acerca de diferentes aspectos da música;
2- Avançar na aquisição e consolidação de habilidades técnicas;
3- Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos do repertório
trabalhado;
4-Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas,
compositores, gêneros e tradições interpretativas;
5-Estimular a leitura musical;
6-Ampliar o conhecimento de repertório.
Conteúdo Programático
Piano:
1-Reflexão sobre questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música
através do piano;
2-Repertório solo.
Violão:
1- Música Antiga: correntes interpretativas, performance historicamente
orientada, estilos italiano, francês, alemão e da peninsula ibérica;
2-Renascimento: relações entre modalismo e tonalismo, profusão de
instrumentos musicais, aspectos da construção musical;
3-Barroco: novas formas de composição, teoria dos afetos, retórica barroca,
ornamentação;
4-Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5-Leitura à primeira vista..
1-Reflexão sobre questões didático-pedagógicas sobre o ensino da música
através do piano;
2-Repertório solo.
Violão:
1- Música Antiga: correntes interpretativas, performance historicamente
orientada, estilos italiano, francês, alemão e da peninsula ibérica;
2-Renascimento: relações entre modalismo e tonalismo, profusão de
instrumentos musicais, aspectos da construção musical;
3-Barroco: novas formas de composição, teoria dos afetos, retórica barroca,
ornamentação;
4-Estudo de repertório: execução de obras diversas ao violão;
5-Leitura à primeira vista..
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- RINK, John, Musical Performance: A Guide to Understanding. United Kingdom: Cambridge University Press, 2002.
- BARBOSA, Cacilda Borges. Diorama. Volume 2. Editora: do autor, 1984.
- LEONARD, Hall. The Renaissance Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.
Bibliografia Complementar:
- MONTANDON, Isabel. Aula de piano e ensino de música: análise da proposta de reavaliação da aula de piano e sua relação com as concepções pedagógicas de Pace, Verhaalen e Gonçalves. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 1992.
- SOUZA, Jusamara. Aspectos metodológicos na formação didática do professor de instrumento. In.: Anais Simpósio Paranaense De Educação Musical, 3. Londrina: 1994.
- CHRISTENSEN, Thomas. A Teoria Musical e Suas Histórias. Porto Alegre: Revista Em Pauta, v.11, n.16/17, 2000, p. 10-46, 2000.
- LEONARD, Hall. The Barroque Guitar (The Frederick Noad Guitar Anthology). Ed. Frederick Noad, 2000.
- RAQUEL, Any. Contraponto Modal. Porto Alegre: Evangraf, 2006. TRAGTENBERG, Lívio. Contraponto, uma arte de compor. São Paulo:Edusp,1994.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |
P3 | 2024 / 2 | 2 | 2 |
Música (Licenciatura) |
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES Professor responsável pela turma |
P4 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
MAUREN LIEBICH FREY RODRIGUES Professor responsável pela turma |
P5 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
RAFAEL GARCIA BORGES Professor responsável pela turma |
P6 | 2024 / 2 | 2 | 2 |
Música (Licenciatura) |
RAFAEL GARCIA BORGES Professor responsável pela turma |
P7 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
Aluisio Coelho Barros Professor responsável pela turma |
P8 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
Aluisio Coelho Barros Professor responsável pela turma |
P2 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
SONIA ANDRE CAVA DE OLIVEIRA Professor responsável pela turma |
P9 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
Aluisio Coelho Barros Professor responsável pela turma |
P10 | 2024 / 2 | 2 | 2 |
Música (Licenciatura) |
Aluisio Coelho Barros Professor responsável pela turma |
P11 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
RAFAEL GARCIA BORGES Professor responsável pela turma |
P12 | 2024 / 2 | 2 | 1 |
Música (Licenciatura) |
RAFAEL GARCIA BORGES Professor responsável pela turma |
P13 | 2024 / 2 | 2 | 0 |
Música (Licenciatura) |
|
P14 | 2024 / 2 | 2 | 0 |
Música (Licenciatura) |
|
P15 | 2024 / 2 | 2 | 0 |
Música (Licenciatura) |
|
P16 | 2024 / 2 | 2 | 0 |
Música (Licenciatura) |
|
P17 | 2024 / 2 | 2 | 0 |
Música (Licenciatura) |
|
P18 | 2024 / 2 | 2 | 0 |
Música (Licenciatura) |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
INSTRUMENTO HARMÔNICO VI | Música (Licenciatura) |