Nome da Atividade
ARRANJO E PRÁTICA VOCAL E INSTRUMENTAL PARA CONJUNTOS ESCOLARES I
CÓDIGO
05000357
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina caracteriza-se em utilizar e aplicar os conhecimentos harmônicos
para a realização de arranjos vocais e instrumentais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Oferecer ferramentas para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o comsubsídios teóricos e práticos de arranjo e de
composição musical e capacitando-o a desempenhar esta atividade em sua
futura prática docente, aplicando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas
anteriores e provenientes de suas vivências musicais na criação musical.

1.12. Objetivo(s) específico(s):
• Aprofundar o conhecimento no assunto;
• Aprender a aplicar as técnicas na prática como educador

Conteúdo Programático

1- Utilização da voz em arranjos
2- Utilização de instrumentos musicais em arranjos
3- Técnicas de Arranjo
4- Conjuntos Escolares
5- Disposições gerais sobre forma, estilo, ritmo, revisão harmônica,
revisão teórica, escrita, prosódia, vocalização e instrumentação.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.
  • GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.
  • ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: UNICAMP, 2000.

Bibliografia Complementar:

  • ADOLFO, Antonio. Arranjo: um enfoque atual. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010.
  • GUEST, Ian. Arranjo – Método Prático 3. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.
  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
  • PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010..

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROSÓDIA MUSICAL Música (Licenciatura)

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