Nome da Atividade
INTRODUÇÃO À PINTURA
CÓDIGO
05000754
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo prático-teórico dos elementos de construção da pintura. Análise e reflexão a partir de obras e textos pontuais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver, através do entrecruzamento prático/teórico, possibilidades pictóricas expressivas que tangenciem os elementos constitutivos da pintura e possíveis conexões com a produção artística contemporânea.
Produzir pinturas, a partir de enfoques específicos, demonstrando coerência com as proposições apresentadas
Refletir sobre as condições de instauração do campo da pintura enquanto especificidade moderna e, posteriormente, como conjunto de práticas presentes no universo da arte contemporânea.
Identificar características plástico-formais em exercícios de produção pictórica, de exposição oral e produção textual.
Estabelecer a contextualização histórica dos métodos e procedimentos abordados em aula destacando a produção artística relevantes de cada enfoque.
Realizar pesquisa de materiais e suportes, utilizando-os com propriedade.
Participar das discussões, debates e seminários previamente planejados, evidenciando domínio do conteúdo trabalhado em aula e subsidiado pelos textos de apoio.
Demonstrar comprometimento, responsabilidade e pontualidade no decorrer da disciplina.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Fundamentos Constitutivos da Linguagem da pintura
1.1 – Ponto – Sinal, notação
1.2 – Linha, direcionamento, ritmo. A força do gesto, o registro do movimento.
1.3 – Forma
1.4 – Plano
1.5 – Concepção cromática – relações de analogias e contrastes. Policromia, monocromia. Diálogo linha/forma/qualidade e construção de espaço através da cor. Limites, bordas, espaço interno e externo.
1.6 – Espaço – centralização, deslocamento. Configuração. Relações topológicas e projetivas.
Unidade 2 – Suporte
2.1 – Dimensão
2.2 – Formato
2.3 – Informações oriundas do próprio material
Unidade 3 – O imbricamento da materialidade na produção e fruição visual
3.1 – O tratamento da superfície: adensamento, empastamento, acumulação. Pintura rala/lavada/aguada
3.2 – Uso da informação inerente ao material
3.3 – A significação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBERS, Josef. La interación del color. Madrid: Alianza, 1996. ALBERTI, Leon baptista. Da pintura. Campinas: UNICAMP, 1992. AUMONT, Jaques. A imagem. São Paulo: Papirus, 1993. HONEFF, Klaus. Arte contemporãnea. Colõnia: Taschen, 1988.
  • ALBERTI, Leon Baptista. Da Pintura. Campinas: UNICAMP, 1992. ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BATTCOCK, Gregory (Org.) A Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 1977. CHIPP, H.B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Serão também usados textos sobre pinturas de revistas especializadas.

Bibliografia Complementar:

  • MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. Lisboa: Ulisséia, 1992. NOVAES, Adauto(org). Artepensamento. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 9 9 Artes Visuais (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
RICARDO PERUFO MELLO
Professor responsável pela turma

Página gerada em 26/04/2024 18:49:27 (consulta levou 0.119899s)