Nome da Atividade
CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADE
CÓDIGO
05000906
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
Ementa
Fundamentos das linguagens artísticas (dança, música, teatro e artes visuais): abordagens interdisciplinares; discussões em torno dos eixos temáticos: corpo, espaço e visualidades. Corpo, ambiente e identidade: pluralidade e diversidade cultural. Propostas artístico-pedagógicas. A arte como instrumento de Educação Ambiental.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Problematizar a condição de corpo em sua relação com o espaço, refletindo sobre os diferentes condicionantes que orientam a co-dependência sujeito-ambiente;- Contextualizar os matizes artísticos de dança, teatro, artes visuais e música, percebendo as relações destes entre si e com os diferentes tipos de ambiente;
- Desenvolver um estudo introdutório acerca dos principais fundamentos das linguagens visuais, mediante explorações teórico-práticas;
- Estudar e propor possibilidades de interrelação entre dança e artes visuais, apresentando propostas pedagógicas articuladas neste âmbito;
- Proporcionar e estimular a apreciação estética dos artefatos artísticos observados sob a perspectiva das múltiplas visualidades;
- Entender o papel da dança na escola como instrumento de Educação Ambiental;
- Cumprir com as exigências legais da Política Nacional de Educação Ambiental, conforme dispositivos que regem
a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002.
Conteúdo Programático
Unidade 1 – Fundamentos da linguagem: corpo e visualidades
As linguagens da Arte: dança, música, teatro e artes visuais
Equilíbrio
Ver e Perceber
Espaço e Forma
Luz e Cor
Movimento e Dinâmica
Corpo e visualidades
Interrelações entre dança e artes visuais
Unidade 2 – Corpo e Ambiente
Tipos de ambiente
O corpo nos espaços: (con)vivência, circulação, produção, educação, poetização
Identidades, pluralidade e diversidade cultural: do local ao global
Arte e relações ambientais: interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural
Corpo ético: educação, trabalho e práticas sociais
O espaço cinestésico: articulações entre movimento e ambiente
Reflexões sobre a Política Nacional de Educação Ambiental: a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002
A Dança como instrumento de Educação Ambiental
A disciplina cumpre com as exigências legais da Política Nacional de Educação Ambiental, conforme dispositivos que regem a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002.
As linguagens da Arte: dança, música, teatro e artes visuais
Equilíbrio
Ver e Perceber
Espaço e Forma
Luz e Cor
Movimento e Dinâmica
Corpo e visualidades
Interrelações entre dança e artes visuais
Unidade 2 – Corpo e Ambiente
Tipos de ambiente
O corpo nos espaços: (con)vivência, circulação, produção, educação, poetização
Identidades, pluralidade e diversidade cultural: do local ao global
Arte e relações ambientais: interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural
Corpo ético: educação, trabalho e práticas sociais
O espaço cinestésico: articulações entre movimento e ambiente
Reflexões sobre a Política Nacional de Educação Ambiental: a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002
A Dança como instrumento de Educação Ambiental
A disciplina cumpre com as exigências legais da Política Nacional de Educação Ambiental, conforme dispositivos que regem a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. 2.ed. São Paulo: Pioneira/USP, 1980.
- BRASIL. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm
- BRASIL. Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
- MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
- MÖDINGER, Carlos Roberto. (et. al.) Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim-RS: Edelbra, 2012.
- OSTROWER, Fayga. Universos da arte. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1983.
Bibliografia Complementar:
- AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: ARGOS, 2009.
- BERTAZZO, Ivaldo. Cidadão corpo: identidade e autonomia do movimento. 4.ed. São Paulo: Summus, 1998.
- BOTELHO, Taís; ITURRIET, Alice; ALLEMAND, Débora; HOFFMANN, Carmen. “Caminhos da dança na rua: o corpo que se move no espaço urbano”. In: BUSSOLETTI, Denise; PIVA, Evandro; OLIVEIRA, Carlos. Anais [recurso eletronico] do 3 Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: UFPel, 2016.
- BUENO, Maria Lucia; CASTRO, Ana Lúcia (orgs.). Corpo: território da cultura. 2.ed. São Paulo: Annablume, 2005.
- DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Palestra de 1987. Trad. José Marcos Macedo. Edição Brasileira: Folha de São Paulo, 1999.
- DUARTE JR. João-Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5.ed. Curitiba: Criar Edições, 2010.
- ITURRIET, Alice; BOTELHO, Taís; HOFFMANN, Carmen; ALLEMAND, Débora. “Caminhos da Dança na Rua: reflexões acerca da relação com o público e os proponentes”. In: BUSSOLETTI, Denise; PIVA, Evandro; OLIVEIRA, Carlos. Anais [recurso eletronico] do 3 Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: UFPel, 2016.
- JACQUES, Paola Berenstein. “Quando o passo vira dança”. In: VARELLA, Drauzio; BERTAZZO, Ivaldo; JACQUES, Paola. Maré, vida na favela. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
- MARTINS, Miriam Celeste. Aprendiz da arte: trilhas do sensível olhar-pensante. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1992.
- OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
- PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte: piercing, implante, escarificação, tatuagem. São Paulo: Senac, 2005.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2022 / 2 | 25 | 12 |
Dança (Licenciatura) Horários
|
Thiago Silva de Amorim Jesus Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
CORPO, ESPAÇO E VISUALIDADES | Teatro (Licenciatura - Noturno) |