Nome da Atividade
PEDAGOGIA DO TEATRO IV
CÓDIGO
05000975
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A pedagogia do espectador. A recepção teatral e o ensino de teatro. A produção cultural para crianças e jovens. Estudos sobre infâncias e juventudes e sobre artefatos culturais contemporâneos para esses públicos. Planejamento didático fundamentado na pedagogia do espectador para o contexto escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Identificar características e possibilidades de uma pedagogia do espectador.
- Discutir os processos de recepção teatral no ensino do teatro.
- Contextualizar as pedagogias culturais: a produção cultural para crianças e jovens.
- Refletir criticamente, identificar as necessidades locais e criar ações educativas relacionadas à pedagogia do espectador em forma de aulas, oficinas, debates e eventos passíveis de serem elaboradas em contextos escolares e espaços educativos diversos.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – ESTUDOS SOBRE A(S) INFÂNCIA(S) E JUVENTUDE(S)
1.1 A infância como uma construção social.
1.2 As múltiplas infâncias e juventudes: possibilidades e desdobramentos do ser/estar criança e jovem na contemporaneidade.
1.3 O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
1.4 Artefatos culturais variados para infância e juventude: estudos críticos.
1.5 O corpo não heteronormativo na infância e na juventude, o aprendizado da diversidade.

UNIDADE 2 – TEATRO PARA CRIANÇAS E JOVENS: A PRODUÇÃO
2.1 Histórico da formação do campo do teatro para crianças e jovens na América Latina, Brasil e Rio Grande do Sul.
2.2 Produção contemporânea: práticas, discursos e estéticas presentes nos artefatos cênicos para crianças.
2.3 Dramaturgia brasileira para encenações direcionadas ao público infantil e juvenil.

UNIDADE 3 – A RECEPÇÃO TEATRAL NO ENSINO DO TEATRO
3.1 Introdução aos estudos de recepção teatral.
3.2 As experiências das crianças espectadoras e jovens com a linguagem teatral na contemporaneidade.
3.3 pedagogias do espectador: atividades de mediação e animação teatral.
3.4 As “escolas de espectadores” no Brasil e na América Latina.
3.5 A recepção cênica e a formação de professores-espectadores.
3.6 Planejamento didático fundamentado na pedagogia do espectador para o contexto escolar.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
  • BARBOSA, Ana Mae. Mediação, Mediação, Ação. Revista Digital Art&, São Paulo, v. 13, n. 17, p. 1-18, jul. 2016. Disponível em: < http://www.revista.art.br/site-numero17/01.pdf. Acesso em 02 jul. 2022.
  • DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: HUCITEC, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • CABRAL, Beatriz. Teatro em trânsito: a pedagogia das interações no espaço da cidade. São Paulo: HUCITEC, 2012.
  • DESGRANGES, Flávio. Mediação Teatral: anotações sobre o projeto de formação de público. Revista Urdimento, Florianópolis, n. 10, p. 75- 83, dez. 2008. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101102008075 Acesso em 02 jul. 2022.
  • CONSELHO Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude. Disponível em: https://cbtij.org.br/. Acesso em 02 jul. 2022.
  • MASSA, C. Redefinições nos estudos de Recepção/Relação Teatral. Sala Preta, [S. l.], v. 8, p. 49-54, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v8i0p49-54. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57350. Acesso em: 1 jul. 2022.
  • RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. 2. ed. São Paulo: EXO experimental org.: Ed. 34, 2009.

Página gerada em 18/04/2024 18:32:23 (consulta levou 0.114032s)