Nome da Disciplina
ATENÇÃO FARMACÊUTICA I
CÓDIGO
12000294
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo das práticas farmacêuticas no âmbito da atenção primária em saúde, com base na atuação inter/transdisciplinar a partir dos princípios do SUS e com foco na Política Nacional de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica. Discute e apresenta a avaliação da Assistência Farmacêutica. Aborda a atuação do farmacêutico em atividades que envolvem o ciclo da assistência farmacêutica, na promoção do uso racional de medicamentos e do acesso aos medicamentos pela população.
Apresentar e discutir as principais abordagens aplicadas tanto no âmbito da assistência farmacêutica como na educação ambiental, como nas questões étnicas brasileiras, nos estudos sociais da ciência e temas afins, tendo o farmacêutico como educador em saúde.

Objetivos

Objetivo Geral:

Discutir o processo saúde/doença/cura e seus determinantes sociais; Contextualizar e discutir as práticas de saúde numa perspectiva da integralidade e humanização da saúde; Apresentar e discutir o Sistema de Saúde no Brasil, a Política nacional de Medicamentos e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica;

 

Objetivos Específicos:

Abordar as etapas que envolvem o ciclo da assistência farmacêutica; Discutir aspectos que envolvem as questões de uso racional de medicamentos e de acesso aos medicamentos no Brasil; Incentivar o pensamento crítico, bem como, capacitar para a participação em trabalhos interdisciplinares no âmbito da atenção primária em saúde.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ATENÇÃO FARMACÊUTICA I Farmácia (Bacharelado)

Página gerada em 20/06/2019 12:44:05 (consulta levou 0.135619s)