Nome da Disciplina
ELETRÔNICA BÁSICA II
CÓDIGO
22000271
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Amplificador operacional: modelamento e características. Circuitos não-lineares com amplificadores operacionais: conformadores, comparadores, detectores de pico, amostradores, conversores tensãofreqüência, amplificadores logaritmicos, monoestáveis, estáveis. Circuitos integrados especiais e aplicações. Conceitos básicos de comportamento em freqüência de amplificadores. Gerenciamento de resíduos eletrônicos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a desenvolver circuitos eletrônicos utilizando amplificadores operacionais e ciruitos integrados analógicos.

Conteúdo Programático

1. Amplificadores Operacionais 2. Amplificadores Diferenciais e Multiestágio 3. Resposta em Frequência 4. Realimentação 5. Osciladores 6. Conversores 7. Conformadores 8. Comparadores 9. Gerenciamento de resíduos eletrônicos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SEDRA, Adel S. Microeletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 848 p. ISBN 9788576050223
  • RODEN, S. & CARPENTER, G.L. Electronic Design:From Concept to Reality. Discovery Press, 1997.
  • MILLMAN, Jacob. Eletrônica: dispositivos e circuitos / v. 2. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1981. 877p

Bibliografia Complementar:

  • BAR-LEV, A. Semiconductors and Electronic Devices. Prentice Hall, 1993
  • ANTOGNETTI, G.M. Semiconductor Devices Modelling with Spice. McGraw-Hill, 1998
  • HOROWITZ, P. & HILL, W. The Art of Electronics. Cambrige University Press, 1990.
  • MILLMAN, Jacob. Eletrônica: dispositivos e circuitos / v. 2. São Paulo: Mcgraw-Hill do Brasil, 1981. 877p
  • NILSSON, James W.; RIEDEL, Susan A. Circuitos elétricos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 574 p. ISBN 9788576051596

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ELETRÔNICA BÁSICA II Engenharia de Computação (Bacharelado)

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