Nome da Atividade
PROSPECÇÃO E PESQUISA MINERAL
CÓDIGO
15000156
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Prospecção e pesquisa mineral. Etapas da prospecção mineral. Teoria da amostragem e técnicas e tipos de amostragem. Identificação e caracterização de minérios, ou outras substâncias e materiais geológicos. Identificação e caracterização dos controles geológicos e estruturais de depósitos e jazidas minerais, ou outras substâncias e materiais geológicos. Técnicas para delimitação de depósitos minerais. Tipos e equipamentos de sondagens; procedimentos para planejamento de sondagens. Variabilidade de depósitos minerais. Planejamento e execução de campanhas de prospecção para delimitação de depósitos minerais. Valores amostrais médios. Determinação do teor e da densidade de minérios. Elaboração de mapas e de seções geológicas e distribuição de teores. Representações 3D dos corpos de minério. Representações gráficas em geral, tratamento e análise dos dados. Classificação de recursos e reservas minerais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):

Conhecer os princípios e os métodos diretos de prospecção e pesquisa mineral que conduzem à identificação, caracterização e delimitação de depósitos e jazidas de substâncias minerais e fósseis.

Objetivo(s) específico(s):

o aluno deverá ser capaz de planejar e executar as investigações de acessibilidade direta aos depósitos e jazidas minerais e fósseis com o objetivo de cubagem e avaliação econômica. O aluno deverá ser capaz de aplicar as técnicas de prospecção direta nos corpos rochosos e em solos para identificação e delimitação das áreas e dos volumes afetados por produtos contaminantes.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Prospecção e pesquisa mineral: conceitos, técnicas e métodos.
Unidade 2 – Etapas da prospecção mineral: escalas de levantamento, métodos de prospecção e pesquisa aplicados (métodos geológicos, geofísicos e geoquímicos de prospecção mineral).
Unidade 3 – Teoria da amostragem e técnicas e tipos de amostragem.
Unidade 4 – Identificação e caracterização de minérios, ou outras substâncias e materiais geológicos de interesse econômico, paleontológico ou ambiental.
Unidade 5 – Identificação e caracterização dos controles geológicos e estruturais de depósitos e jazidas minerais, ou outras substâncias e materiais geológicos de interesse econômico, paleontológico ou ambiental.
Unidade 6 – Técnicas para delimitação de depósitos minerais: pesquisa superficial e mapeamento geológico, prospecção por escavações e por sondagens.
Unidade 7 – Tipos e equipamentos de sondagens; procedimentos para planejamento de sondagens.
Unidade 8 – Variabilidade de depósitos minerais.
Unidade 9 – Planejamento e execução de campanhas de prospecção para delimitação de depósitos minerais. Valores amostrais médios. Determinação do teor e da densidade de minérios.
Unidade 10 – Elaboração de mapas e de seções geológicas e distribuição de teores. Representações 3D dos corpos de minério. Representações gráficas em geral, tratamento e análise dos dados.
Unidade 11 – Classificação de recursos e reservas minerais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARANHÃO,R. J. L. 1985. Introdução à pesquisa mineral. 3a. ed., Fortaleza (Brasil), Edição Banco do Nordeste do Brasil S.A., 752 p., il.
  • PEREIRA, R. M. 2003. Fundamentos de prospecção mineral. Rio de Janeiro (Brasil), Editora Interciência, 167 p., il.

Bibliografia Complementar:

  • GROSSI-SAD, J. H. 1986. Fundamentos sobre a variabilidade dos depósitos minerais. Rio de Janeiro (Brasil), Ed. DNPM/CPRM, 141 p., il.
  • KUZVART, M. 1978. Prospecting and exploration of mineral deposits. Amsterdam (Holanda), Ed. Elsevier, 215 p., il.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROSPECÇÃO E PESQUISA MINERAL Engenharia Geológica (Bacharelado)

Página gerada em 18/04/2024 18:16:56 (consulta levou 0.161376s)