Nome da Atividade
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II
CÓDIGO
15000264
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2

Ementa

A disciplina aborda tópicos de planejamento, programação e controle da produção: técnicas de previsão de demanda, técnicas de planejamento dos recursos da empresa, técnicas de planejamento da produção, técnicas de planejamento e controle da cadeia de suprimentos, estratégias de planejamento e controle da produção, operações enxutas, just-in-time e MRP no planejamento e controle da produção.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Essa disciplina visa capacitar os alunos a planejar, executar e avaliar os sistemas de planejamento e programação da produção (PCP) e materiais, através da utilização de técnicas quantitativas para previsão de demanda, planejamento das necessidades de recursos da empresa, e aplicação das técnicas just-in-time no planejamento de controle
da produção.
Objetivo(s) específico(s):
Ao nível de conhecimento apresentar os conceitos fundamentais sobre previsão de
demanda e das técnicas básicas sobre previsão de demanda que são apresentadas na literatura; apresentação dos conceitos principais sobre cadeia de suprimentos, objetivo principal do gerenciamento da cadeia de suprimentos, sua importância para a organização e sua influência no desempenho dos sistemas produtivos; Definição, origem e importância do planejamento de recursos da empresa (ERP), conceitos e importância sobre o planejamento de recursos materiais (MRP), o plano mestre de produção (MPS); a análise de capacidade no nível do MPS,); a influência das técnicas just-in-time (JIT) no PCP, apresentação da filosofia e das técnicas JIT, o planejamento JIT, a possibilidade da coexistência das técnicas JIT e MRP nos sistemas produtivos.
Ao nível de aplicação apresentar exercícios e estudos de caso que leve o aluno trabalhar as principais técnicas de previsão de demanda, assim como a refletir sobre os conceitos abordados na disciplina sobre rede de suprimentos, planejamento de recursos da empresa e operações e técnicas JIT no PCP. Ao nível de solução de problemas, gerar o debate em sala de aula sobre a aplicabilidade e escolha das técnicas de PCP que são estudadas, verificando quais características são determinantes para a escolha de cada uma destas dentro de uma organização, e auxiliando desta maneira a tomada de decisão do engenheiro nas questões pertinentes do PCP.

Conteúdo Programático

- Previsão de Demanda;
- Planejamento e Controle da Cadeia de Suprimentos;
- Planejamento de recursos da empresa (ERP), planejamento dos recursos de manufatura (MRP), o plano mestre de produção (MPS) e a análise de capacidade no nível do MPS;
- Estratégias de planejamento e controle da Produção: operações enxutas e Just In Time, MRP.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GUERRINI, Fábio Muller; BELHOT, Renato Vairo; JÚNIOR, Walther Azzolini;. Planejamento e Controle da Produção: Projeto e Operações de Sistema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  • SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:

  • CORRÊA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu Gustavo Nogueira; CAON, Mauro. Planejamento, programação e controle da produção: MRP II/ERP: conceitos, uso e implantação base para SAP, oracle applications e outros softwares integrados de gestão. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • FERNANDES, Flávio Cesar Faria; FILHO, Moacir Godinho. Planejamento e Controle da Produção: Dos Fundamentos ao Essencial. São Paulo: Atlas, 2010.
  • GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Just In Time, MRP II e OPT: Um Enfoque Estratégico. São Paulo: Atlas, 1993.
  • LUSTOSA, Leonardo (Org.). Planejamento e controle da produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
  • KRAJEWSKI, Lee J; RITZMAN, Larry P; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. 8ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 20 0 Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
ROGERIO ROYER
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO II Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 28/03/2024 12:42:24 (consulta levou 0.118613s)