Nome da Atividade
MAPEAMENTO GEOLÓGICO I
CÓDIGO
15000432
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Métodos e técnicas de levantamentos de dados geológicos em campo. Mapeamento de estruturas geológicas e de litologias em diferentes escalas. Processos e critérios de produção de cartogramas quantitativos e qualitativos. Simplificação de cartogramas geológicos. Regionalização de variáveis geológicas. Coleta, descrição, caracterização e representação litológica e estrutural em mapas. Coleta, tratamento e interpretação digital de dados. Técnicas de confecção de mapas, cartogramas e perfis geológicos. Relatórios e notas explicativas. Mapas geológicos baseados em Sistemas de Informações Georreferenciadas. Aplicações de cartogramas geológicos. Normas técnicas aplicadas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):

Conhecer os métodos de mapeamento geológico de unidades litológicas e estruturais em diferentes escalas. Produzir mapas geológicos georreferenciados para aplicação nas diferentes áreas das geociências e das engenharias.

Objetivo(s) específico(s):

o aluno deverá ser capaz de projetar, manipular (processar e interpretar) e executar levantamentos geológicos em campo, bem como elaborar relatórios técnicos e notas explicativas dos mapas produzidos segundo as normas técnicas vigentes..

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Preparação de mapas-base e seleção de escala. Processamento, elaboração de mosaicos e interpretação de imagens orbitais e sub-orbitais, como métodos auxiliares preliminares para orientação dos trabalhos de campo.
Unidade 2 – Métodos e técnicas de levantamentos de dados geológicos em campo. Mapeamento de estruturas geológicas e de litologias em diferentes escalas.
Unidade 3 – Coleta, descrição, caracterização e representação litológica e estrutural em mapas.
Unidade 4 – Coleta, tratamento e interpretação digital de dados.
Unidade 5 – Processos e critérios de produção de cartogramas quantitativos e qualitativos. Simplificação de cartogramas geológicos. Técnicas de confecção de mapas, cartogramas e perfis geológicos. Normas técnicas aplicadas.
Unidade 6 – Mapas geológicos baseados em Sistemas de Informações Georreferenciadas.
Unidade 7 – Regionalização de variáveis geológicas.
Unidade 8 – Relatórios e notas explicativas.
Unidade 9 – Aplicações de cartogramas geológicos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARAÚJO, J. F. V. 1998. Manual técnico de geologia. Rio de Janeiro (Brasil). IBGE, Série Manuais técnicos em geociências. 306 pp. Il.
  • DRURY, S. A. 1993. Imaging interpretation in geology. Ed. Allen & Unwin, 2nd edition, New York (USA).

Bibliografia Complementar:

  • MCCLAY, K. R. 1987. The mapping of geological structures. Milton Keynes (England), Open University, 161 p., il.
  • TEARPOCK, D. J. & BISCHKE, R. E. 1991. Applied subsurface geological mapping. Upper Saddle River: Prentice Hall. New York (USA), 648 p. il., mapas.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
MAPEAMENTO GEOLÓGICO Engenharia Geológica (Bacharelado)

Página gerada em 28/03/2024 12:27:44 (consulta levou 0.107539s)