Nome da Disciplina
MARKETING APLICADO
CÓDIGO
15000435
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Visão geral da função de marketing no processo gerencial e suas inter-relações com as outras áreas. Comportamento do consumidor. Estruturação do mercado, planejamento do produto, apreçamento, promoção, canais, logística de distribuição. Pesquisa de mercado.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais):
Desenvolver a compreensão dos fundamentos de Marketing e suas aplicações na Engenharia de Produção.

Objetivo(s) específico(s):
Ao nível de conhecimento: apresentar os conceitos e ferramentas associadas ao posicionamento e análise de mercado;
Ao nível de aplicação: exemplificar, mediante estudo de caso, a aplicação de pesquisa de marketing;
Ao nível de solução de problemas: debater em sala de aula o estudo de Caso.

 

Objetivos Específicos:

Ao nível de conhecimento: apresentar os conceitos e ferramentas associadas ao
posicionamento e análise de mercado;
Ao nível de aplicação: exemplificar, mediante estudo de caso, a aplicação de pesquisa de marketing;
Ao nível de solução de problemas: debater em sala de aula o estudo de Caso.

Conteúdo Programático

1. Visão geral da função de marketing
2. Comportamento do consumidor
3. Estruturação do mercado
3.1. Planejamento do produto
3.2. Apreçamento
3.3. Promoção
3.4 Canais
3.5. Logística de distribuição
4. Pesquisa de mercado

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • COBRA, M. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
  • KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2012.
  • LAS CASAS, A. L. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • CHURCHILL, G.; PETER, J.P. Marketing: Criando Valor para os Clientes. 3.ed; São Paulo: Saraiva, 2013.
  • GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços. 3.ed.; Rio de Janeiro: Campus, 2009.
  • KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.
  • RIES, Al. As 22 consagradas leis do marketing. São Paulo: Makron Books, 1993.
  • CASTRO, L. T.; NEVES, M. F. Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão. São Paulo: Atlas, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2019 / 2 40 38 Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
LARISSA MEDIANEIRA BOLZAN
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRINCÍPIOS DE MARKETING Engenharia de Produção (Bacharelado - Noturno)

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