Nome da Atividade
REVENUE MANAGEMENT
CÓDIGO
21000072
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O setor comercial na hotelaria, funções e organograma; Operacionalização do setor comercial, atividades como identificação, quantificação e qualificação, planejamento, aproximação, apresentação, objeções e fechamento. Clientes corporativos, particulares, individuais e grupos; O Revenue Management, como trabalhar as tarifas do hotel visando maior receita e lucro.
Objetivos
Objetivo Geral:
Propiciar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos, métodos e técnicas associados ao setor comercial; Promover a compreensão e aplicação da teoria de gerenciamento de receitas na hotelariaConteúdo Programático
1. O setor comercial
2. Atividades do setor comercial.
3. Aspectos fundamentais da Administração do setor.
4. Técnicas e fases da venda.
5. Revenue Management
6. O gerenciamento da receita
7. Previsão de ocupação
8. Controle da disponibilidade
9. Overbooking.
10. Corporativo e grupos.
11. Segmentação e determinação de preços.
12. Distribuição e geração de demanda.
13. Minimização da sazonalidade.
2. Atividades do setor comercial.
3. Aspectos fundamentais da Administração do setor.
4. Técnicas e fases da venda.
5. Revenue Management
6. O gerenciamento da receita
7. Previsão de ocupação
8. Controle da disponibilidade
9. Overbooking.
10. Corporativo e grupos.
11. Segmentação e determinação de preços.
12. Distribuição e geração de demanda.
13. Minimização da sazonalidade.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Básica: COSTA, Evaldo. Como garantir três vendas extras por dia: como ganhar mais dominando a arte e as técnicas mais modernas de vendas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. CASTELLI, GERALDO. Gestão Hoteleira. Editora Saraiva, 2006. DIAS, Reinaldo; PIMENTA, Maria Alzira. Gestão hoteleira e turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. NEVES,M.F; CASTO, L. T. Administração de Vendas, Planejamento, Estratégia e Gestão. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
Bibliografia Complementar:
- Complementar: FUTRELL,CHARLES M. Vendas: Fundamentos e Novas Práticas de Gestão. São Paulo: Saraiva, 2003. HAYES, David; MILLER, Allisha. Revenue management for the hospitality industry. John Willey Profissional. 2010 KRAJEWSKI, Lee J; RITZMAN, Larry P; MALHOTRA, Manoj K. Administração de produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. LAS CASAS, ALEXANDRE LUZZI. Adão de Vendas. Editora Atlas, 2005. PARKER, Juston; STUART-HILL, Trevor; TRANTER, Kimberly. Revenue Management. Prentice Hall. 2010. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart;
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 30 | 14 |
Hotelaria (Tecnológico) Horários
|
PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
REVENUE MANAGEMENT | Hotelaria (Tecnológico) |