Nome da Atividade
ESTUDOS CULTURAIS
CÓDIGO
20000006
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Examina a corrente dos estudos culturais e analisar a sua contribuição para o campo comunicacional. Recuperação do conceito de cultura apontando-o como um dos deflagradores da configuração dessa área de estudos. Discussão de suas origens, primeiramente na Inglaterra, e a sua posterior internacionalização. Análise de categorias e objetos de interesse desse campo. Trato da questão dos estudos de recepção. Estuda a contribuição de autores como Douglas Kellner e Stuart Hall.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral: Introduzir no aluno o gosto pela área dos estudos culturais.

Objetivo(s) específico(s): Apresentar ao aluno a perspectiva da corrente dos estudos culturais, sua história, seus conceitos, seus objetos de estudo e métodos de pesquisa. Instruir e capacitar o aluno para a prática da pesquisa científica através da abordagem dos estudos culturais.

Conteúdo Programático

- Investigar o surgimento dos estudos culturais na Inglaterra.
- Estudar os princípios fundadores dessa perspectiva teórica.
- Compreender os diversos objetos e categorias analíticas dos estudos culturais.
- Investigar o processo de internacionalização dessa corrente de estudos britânica.
- Analisar as diferentes contribuições de autores distintos dentro dessa corrente de estudos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Estudos Culturais: uma introdução. In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? In SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999. KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. São Paulo: EDUSC, 2001.

Bibliografia Complementar:

  • AGGER, Ben. Critical Social Theories: an introduction. Boulder, CO: Westview Press, 1998. CEVASCO, Maria Elisa. Dez Lições sobre Estudos Culturais. São Paulo: Boitempo, 2003. ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Cartografias dos Estudos Culturais – Uma versão latino–americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001a. ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Os Estudos Culturais. In HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C.; FRANÇA, Vera Veiga (orgs.). Teorias da Comunicação:conceitos, escolas e tendências. Petrópolis, Vozes, 2001b, p.151-170. ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena. Os estudos culturais e a constituição de sua identidade. In GUARESCHI, Neusa Maria de Fátima; BRUSCHI, Michel Euclides (orgs.). Psicologia Social nos Estudos Culturais. Petrópolis, Vozes, 2003, p.51-74. GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1989. GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e Cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995. HALL, Stuart. Identidade Cultural e Diáspora. In Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, v.24, 1996, p.68-76. HALL, Stuart. A Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In Educação & Realidade. Porto Alegre: v.22, no 2, jul/dez 1997, p.15-46. HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000a. KELLNER, Douglas. Media Spectacle. London: Routledge, 2003. OROZCO GÓMEZ, Guillermo. La Investigación en Comunicación desde la Pespectiva Cualitativa. Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata, 2000.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTUDOS CULTURAIS Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

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