Nome da Disciplina
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
CÓDIGO
20000242
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da relação entre os profissionais da comunicação social, em especial do Jornalista, e os processos políticos e eleitorais contemporâneos. As transformações do poder político na era da comunicação eletrônica. Formas de atuação da comunicação na política. Atividade do jornalista nas práticas governamentais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estimular o debate crítico sobre comunicação e política na sociedade contemporânea.

 

Objetivos Específicos:

-Identificar o papel da opinião pública enquanto instrumento legítimo de ação política;
- Conhecer a moldura histórica da comunicação no ambiente político;
- Analisar os efeitos políticos na era da Internet;
-Discutir a crescente profissionalização das campanhas políticas e a utilização de estratégias de comunicação e marketing;
- Examinar a imagem do Poder Público e sua relação com a atividade do Jornalista;
- Apresentar subsídios para a elaboração de um planejamento de comunicação estratégica para área governamental/política;
- Entender a estrutura de comunicação na Administração Pública;

Conteúdo Programático

1.Introdução à Política; Poder; Legitimidade;
1.2 Significado de Política; Princípios básicos; Múltiplos caminhos da Política; Poder e Força; Estado e Poder; Governo e Sociedade;
2.Democracia- conceitos básicos;
3.Discurso Político; O Discurso Político como processo de influência social.
3.1 As estratégias do Discurso Político.
3.2 Da ideologia aos imaginários sociodiscursivos
4. A Imagem Pública e a Imagem dos Poderes. Comunicação, verdade e seus Simulacros;
5. A Opinião Pública e Seus Porta-Vozes.
6.As transformações da política e a política-espetáculo.

7.Comunicação e Política; Participação Política; Esfera Pública e Opinião Pública; o efeito da interferência das mídias.
7.1Poder Político na Comunicação Eletrônica.
7.2Internet e Participação política em sociedades democráticas.
7.3Imagem Pública e Espetáculos da Política.
8.Comunicação e Marketing na Política.
8.1Marketing Político e Marketing Eleitoral.
8.2Comunicação na Administração Pública – Marketing de Governos e Prefeituras.
8.3 Comunicação Governamental.
8.4 Assessoria de imprensa e o gestor Público.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

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