Nome da Disciplina
LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA
CÓDIGO
20000331
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Descrição do significado de palavras, sentenças e enunciados. Aspectos do significado e sentido no contexto de uso da linguagem.

Objetivos

Objetivo Geral:

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam: (1) considerar a importância da forma na expressão e no funcionamento dos discursos; (2) compreender a significação como ação da linguagem; (3) refletir sobre as várias questões envolvidas pelas diversas abordagens da semântica e da pragmática; (4) conscientizar-se da importância do conhecimento explícito dos recursos linguísticos agenciados na produção de sentido; (5) analisar textos com eficiência e profundidade no que se refere à apreensão de sentidos implícitos e pressupostos que apontam para a(s) intenção(ões) comunicativa(s) do enunciador, além de produzir textos que estejam coerentes ao contexto em que se inserem; (6) perceber a relevância desse conhecimento no processo de produção de leitura e de escritura dos discursos em geral.

 

Objetivos Específicos:

Oferecer aos alunos condições que lhes permitam: (1) identificar e comparar as diversas abordagens semânticas e pragmática e a evolução dos estudos semânticos e pragmáticos; (2) identificar as produções de sentido geradas pela presença de traços linguísticos estruturais e não-estruturais; (3) identificar os traços caracterizadores das relações e das mudanças de significado, sincrônica e diacronicamente, bem como compreender seus efeitos de sentido; (4) propor leituras críticas, de todo e qualquer texto, inclusive de textos verbais em contato com outras linguagens não-verbais, a partir da percepção da semântica e pragmática como o estudo da produção de sentido; (5) produzir textos próprios, com consciência da sua produção de sentido particular.

Conteúdo Programático

Estudos em Semântica: (1) A matéria da Semântica. Semântica e produção de significado. Semântica lexical e semântica estrutural. (2) Significação: processo semântico. Evolução dos estudos semânticos: da Antiguidade Clássica aos nossos dias. (3) Semântica e os estudos linguísticos. Papéis temáticos. (4) Relações de significado, produção de significado, significação, sentido e referência. Mudanças semânticas. Etimologia. Relações sincrônicas e diacrônicas. Produção de sentido propriamente dita. Semântica lexical e morfológica (campos semânticos; denotação e conotação, extensão e compreensão, implicação, acarretamento e pressuposição). Semântica e sintaxe (ambiguidade e vagueza; contexto e situação; o sentido dos sintagmas e o das funções gramaticais). (5) Semântica e produção de leitura. Semântica e estilística. Análise semântica do corpo discursivo do objeto textual. Leitura de textos não-verbais em contato com textos verbais.
Estudos em Pragmática: (1) A matéria da Pragmática: enunciado, contexto, sentido. Sentido e referência. (2) A interface semântica/pragmática: pressuposições que não são acarretamentos. (3) Dois modelos da comunicação: de códigos e inferencial. (4) Teoria dos Atos de fala. (5) Teoria das Implicaturas Conversacionais. (6) Aspectos da teoria da polidez. (7) Benveniste e aspectos teóricos da enunciação. (8) Ducrot e aspectos da semântica argumentativa.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARMENGAUD, F. A pragmática. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2006.
  • CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
  • FERRAREZI Jr., Celso. Introdução à semântica de contextos e cenários. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
  • FIORIN, J.L. A linguagem em uso. In: FIORIN, J.L. (Org.) Introdução à linguística: objetos teóricos. v. 1. São Paulo: Contexto, 2003.
  • FIORIN, J.L. Pragmática. In: FIORIN, J.L. (Org.). Introdução à linguística: princípios de análise. v. 2. São Paulo: Contexto, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Série Discurso Psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
  • BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral 1. Campinas: Pontes, 1995.
  • HURFORD, J.R. e HEASLEY, B. Curso de semântica. Trad. Delzimar da Costa Lima e Dóris Cristina Gedrat. Canoas, RS: Editora da ULBRA, 2004.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LÍNGUA PORTUGUESA: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA Letras - Tradução Inglês - Português (Bacharelado)

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