Nome da Disciplina
JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
20000351
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Fundamentos do Empreendedorismo. Mercado de trabalho para jornalistas. Empregabilidade. Planejamento da carreira. Legislação empresarial. Gestão de pessoas e de processos. Jornalismo free-lance.

Objetivos

Objetivo Geral:

Debater os assuntos ligados ao empreendedorismo e ao mercado de trabalho para jornalistas, desde a concepção do negócio, perfil do empreendedor, visão de negócios, além da sinergia de recursos e das pessoas envolvidas no empreendimento.

 

Objetivos Específicos:

-Discutir o perfil do empreendedor e do jornalista.
- Oportunizar a reflexão sobre a carreira de jornalista e perfil profissional apontando para horizontes profissionais e estabelecendo projetos de vida.
- Abordar as questões relacionadas com a identificação das oportunidades de negócios, metas e objetivos, apontando tendências globais que geram estas oportunidades.
- Refletir sobre as questões éticas relacionadas ao comércio dos produtos/serviços.
- Construir um Plano de Negócios simplificado, juntamente com uma Plano de Comunicação empresarial , realizando dessa forma um planejamento financeiro do empreendimento para expressar a viabilidade do seu futuro negócio.

Conteúdo Programático

Sistema Organizacional: Missão, visão, objetivos, metas, cultura organizacional e clima organizacional
Estratégia organizacional
Elaboração de estratégias
Planejamento Estratégico: análise do ambiente externo e interno da empresa
O empreendimento: surgimento, origens, motivação
Empreendedorismo: o que é características do empreendedor, dificuldades, potencial do empreendedor e desenvolvimento de projetos. Plano de Negócio
O mercado de trabalho para o jornalista
Planejamento da carreira, habilidades e perfil profissional
Gerenciamento de negócios
Pesquisa de mercado
Constituição de empresa
Gestão de Pessoas e de Processos
Desenvolvimento Organizacional
Liderança
Administração de conflitos
Desenvolvimento de projetos e realização de planos de comunicação e marketing.
Etapas de um Plano de Comunicação e Marketing
Avaliação de Desempenho
Uso das mídias sociais nos empreendimentos, como perspectiva estratégica
Novos Negócios

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BIAGIO, Luiz Arnaldo. Empreendedorismo: construindo seu projeto de vida. Barueri SP: Manole, 2012. CHÉR, Rogério. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier : SEBRAE, 2008. 228 p. DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. MORALES, Sandro Afonso. Empreendedorismo. Curitiba: IESDE Brasil, 2005. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e práticas. São Paulo. Atlas, 2004. PINTO, Ana Estela de Souza; CASTRO, Cristina Moreno. A vaga é sua: Como se preparar para travalhar em jornalismo. São Paulo: Publifolha, 2010. RAINHO, João Marcos. Jornalismo freelance: empreeendedorismo na comunicação . São Paulo: Summus, 2008. 124 p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 60 49 Jornalismo (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
JORNALISMO MERC TRABALHO EMPREENDEDORISMO Jornalismo (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 20/11/2019 23:04:24 (consulta levou 0.144825s)