Nome da Disciplina
HISTÓRIA DAS ARTES
CÓDIGO
14120017
Carga Horária
30 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Breve panorama das artes plásticas e visuais na cultura ocidental durante os séculos XIX, XX e XXI. O domínio da representação do mundo visual. A era da reprodutibilidade técnica de imagens. A modernidade nas artes plásticas e visuais. A ruptura com as formas tradicionais de representação. Os projetos artísticos e utópicos. A pósmodernidade nas artes plásticas e visuais. Principais manifestações artísticas da contemporaneidade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Permitir ao aluno o contato com “obras”, práticas, métodos, processos, poéticas, linguagens, formas de expressão, materialidades, configurações, conceitos, questões e problemas teóricos, inerentes à produção contemporânea das Artes Visuais, particularmente presentes na produção de Artes Visuais no Brasil, apoiando o aluno em sua formação como Arquiteto-Urbanista.
Propiciar ao aluno uma reflexão crítica sobre as poéticas visuais brasileiras, estimulando a “produção de sentidos” e a incorporação dos modos das poéticas visuais contemporâneos à sua prática como Arquiteto-Urbanista.
Objetivo(s) Específico(s):
Analisar as diferentes “expressões poéticas” das Artes Visuais Contemporâneas;
Identificar e reconhecer nomes, precursores, redes de influências;
Identificar e reconhecer a produção da Arte Contemporânea;
Buscar aproximações possíveis entre as Artes Visuais Contemporâneas e a Arquitetura-urbana;
Buscar as articulações possíveis entre poéticas da imagem e poéticas verbais;
Discutir criticamente as funções do sujeito, do objeto, do lugar e da memória, nas “produções de sentido” na Contemporaneidade;
Propor a inclusão da Arquitetura-urbana na perspectiva da "escritura".

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Breve panorama das artes plásticas e visuais na cultura ocidental.
1.1. Arte como representação do mundo.
1.2. O problema da passagem do tridimensional ao bidimensional.
Unidade 2 – O domínio da representação do mundo visual.
2.1. Do desenho naturalístico à pintura ilusionista.
2.2. O papel social dos artistas.
Unidade 3 – A era da reprodutibilidade técnica.
3.1. A relação entre pintura e fotografia.
3.2. As artes plásticas e os meios de comunicação de massa.
Unidade 4 – A modernidade nas artes plásticas e visuais.
4.1. Os projetos utópicos. A participação dos artistas na sociedade.
4.2. A ruptura com as formas tradicionais de representação.
Unidade 5 – A pós-modernidade nas artes plásticas e visuais.
5.1. As citações e as referências nas artes visuais.
5.2. O multiculturalismo e a visão antropológica na arte.
Unidade 6 – As linguagens e os recursos da Arte Contemporânea.
6.1. Principais manifestações artísticas na contemporaneidade.
6.2. Exposições internacionais de arte contemporânea.
Unidade 7 – As linguagens e os recursos da Arte Contemporânea.
7.1. A participação de arquitetos nas exposições de artes visuais.
7.2. Os arquitetos-curadores.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARCHER, M. Arte contemporânea. Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 263 p. ARGAN, G. C. Arte moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, 709 p.
  • CAUQUELIN, A. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005, 168p. CAUQUELIN, A. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005, 177p. DE FUSCO, R. História da arte contemporânea. Lisboa: Editorial Presença, 1988.
  • DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos. Guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. FARIAS, A. Arte brasileira hoje. São Paulo: Publifolha, 2002, 121 p.
  • HONNEF, K. Arte contemporânea. Colônia: Taschen, 1992.
  • LAMBERT, R. A arte do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1984, 90 p.
  • MELO, A. O que é Arte. Lisboa: Difusão Cultural, 1994. RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006, 225p. (Coleção a)
  • STANGOS, N. Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro: 1991, 306 p.

Bibliografia Complementar:

  • CASTILLO, S. S. del. Cenário da arquitetura da arte: montagens e espaços de exposições. São Paulo: Martins, 2008. 347p.
  • CAUQUELIN, A. A invenção da paisagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007, 196p.
  • CRIMP, D. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005, 303p.
  • GULLAR, F. Etapas da arte contemporânea. Rio de Janeiro: Revan, 1998, 304 p.
  • MICHELI, M. de. As vanguardas artísticas. São Paulo: Martins Fontes, 1991, 268 p.
  • MILLET, C. A arte contemporânea. Lisboa: Instituto Piaget, 1997, 147p.
  • OBRIST, H. U. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010. 297p. SCHAPIRO, M. A arte moderna. Séculos XIX e XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996, 345p.
  • SCHAPIRO, M. Mondrian. A dimensão humana da pintura abstrata. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001, 96p.
  • SYLVESTER, D. Sobre arte moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2006, 616p
  • TASSINARI, A. O espaço moderno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001, 160p. TOMKINS, C. As vidas dos artistas. São Paulo: BEÎ Comunicação, 2009. 275p.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 34 31 Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
EMANUELA DI FELICE
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2019 17:18:58 (consulta levou 0.176580s)