Nome da Atividade
ATELIER VERTICAL - GERENCIAMENTO PROCESSOS PROJETO E OBRA
CÓDIGO
14120030
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
A, B, C, D, E (Usado na
graduação)

Ementa

Ementa:
Gerenciamento Integrado dos Processos de Projeto e Execução de Obras na Construção Civil. Planejamento do Empreendimento: métodos, técnicas e ferramentas. Projeto de Instalações do Canteiro de Obras. Planejamento dos Fluxos Físicos. Plano de ataque da Obra. Simulação 4D. Elaboração do Planejamento de Obra, considerando os métodos, técnicas e ferramentas estudados.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Permitir ao aluno uma visão crítica sobre como as decisões de projeto do empreendimento impactam no seu gerenciamento.
Objetivo(s) Específico(s):
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
Compreender a necessidade de uma abordagem integrada entre as decisões de projeto e execução de empreendimentos da construção civil;
Elaborar projeto de instalações de canteiro e compreender sua natureza evolutiva;
Planejar os fluxos físicos do canteiro, coordenados com o Plano de ataque da obra;
Compreender o potencial de uso da simulação 4D para apoio ao processo de gerenciamento do empreendimento

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SAURIN, T.A.; FORMOSO, C.T. Planejamento de Canteiro de Obras e Gestão de Processos. Porto Alegre: ANTAC, 2006.
  • CODINHOTO, R. Diretrizes para o planejamento integrado dos processos de projeto e produção na construção civil. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
  • FABRÍCIO, M.M. Projeto simultâneo na construção de edifícios. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Bibliografia Complementar:

  • MIRON, L.I.G. Proposta de diretrizes para o gerenciamento dos requisitos do cliente em empreendimentos da construção. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
  • TZORTZOPOULOS, P. Contribuições para o desenvolvimento de um modelo para a gestão do processo de projeto de edificações. 1999. (Dissertacao de mestrado Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 150p.
  • TRESCASTRO, M. G. Diretrizes para a Segmentação e Seqüenciamento das Atividades no Processo de Projeto em ambientes simultâneos na Construção Civil. 2005. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Engenharia Civil) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
  • SUZUKI, R.T; SANTOS, E.T.; "PLANEJAMENTO 4D NO BRASIL: LEVANTAMENTO ORIENTADO À PERCEPÇÃO DE RESULTADOS PELOS DIVERSOS “STAKEHOLDERS” DA CONSTRUÇÃO", p. 168-178 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015. Porto Alegre: ANTAC, 2015.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ATELIER VERTICAL - GERENCIAMENTO PROCESSOS PROJETO E OBRA Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado)

Página gerada em 19/04/2024 23:24:57 (consulta levou 0.126706s)