Nome da Atividade
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
CÓDIGO
09010010
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares numa perspectiva multicultural e inclusiva, as políticas e a legislação pertinente, construindo alternativas pedagógicas de inclusão.

Objetivos

Objetivo Geral:

Possibilitar a compreensão da diversidade humana, numa perspectiva multicultural e inclusiva, analisando as políticas e legislações relacionadas e, ainda, possibilitando a construção de alternativas pedagógicas que viabilizem uma escola para todos.

Conteúdo Programático

. Trajetória da educação dos “diferentes”
. Paradigmas de atendimento: modelo médico, integração e inclusão.
. Princípios da educação inclusiva
. Educação Multicultural
. Desenvolvimento humano e processos de aprendizagem/ensinagem
. Caracterização das necessidades educativas especiais
. Políticas e legislação pertinentes à inclusão
. A práxis inclusiva e a construção de alternativas pedagógicas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • RIESGO, R.S. Anatomia da aprendizagem. In Transtornos 383 da aprendizagem. Rotta, Ohlweiler e Riesgo (organizadores). Porto Alegre, Artmed, 2006.
  • PACHECO, José. Caminhos para a inclusão. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • COLL, César. Desenvolvimento Psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL, - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Experiências educacionais inclusivas. Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Ministério da Educação: Secretaria de Educação Especial, 2006.
  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
  • MOSQUERA, Juan José. Educação Especial: em direção a inclusão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
  • RODRIGUEZ, Rita de Cássia M. Cóssio. Interculturalidade com o universo autista (Síndrome de Asperger) e o estranhamento docente. Tese de Doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
  • RODRIGUEZ, Rita de Cássia M. Cóssio. Políticas Públicas e a práxis da Inclusão. In: CAMARGO, Ieda (org.) Gestão e Políticas da Educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Ciências Biológicas (Bacharelado)

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