Nome da Atividade
ESTÁGIO EM MEDICINA INTERNA
CÓDIGO
07420003
Carga Horária
480 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
480
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
480
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Conhecimentos teóricos/práticos para a abordagem inicial do paciente e princípios básicos para a realização do processo diagnóstico e terapêutico das principais patologias.
Objetivos
Objetivo Geral:
sistematizar o conhecimento dos acadêmicos de medicina, além de favorecer a aproximação e desempenho do aluno na prática médica, a partir da iniciação na condução e evolução de pacientes.
Objetivos Específicos:
Ao final do estágio os estudantes deverão estar aptos a proceder o diagnóstico e tratamento das doenças mais comuns em clínica médica.Para tanto as seguintes habilidades deverão ser desenvolvidas:
− Avaliação semiológica completa;
− Avaliação clínica inicial e diagnóstico diferencial de síndromes comuns em Clínica Médica;
− Solicitação e interpretação de exames complementares necessários ao diagnóstico e/ou acompanhamento evolutivo dos casos;
− Estabelecer a terapêutica apropriada e acompanhar a evolução clínica;
− Demonstrar habilidades psicomotoras para a prática clínica, incluindo a realização de procedimentos em clínica médica, e conduta ética com os pacientes e de relação interpessoal no ambiente hospitalar.
Conteúdo Programático
Os doutorandos acompanham os professores do Hospital Escola da FAU e/ou Beneficência conforme escala elaborada pelo preceptor do programa, em toda a sua atividade diária hospitalar. Fazem anamnese, exame físico, descrição dos procedimentos e evolução dos pacientes que estão sendo acompanhados. Diariamente no 1º horário os alunos tem atividade teórica com os docentes conforme área especializada, sendo o restante do horário desenvolvido nas enfermarias dos dois hospitais. Nas 3ª feiras alternadas há discussão de casos clínicos com docentes e médicos residentes. Desenvolvem atividades ambulatoriais na Faculdade de Medicina no período da tarde.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Cecil Loeb – Medicina Interna
- Harrison – Medicina Interna
Bibliografia Complementar:
- Manual de Terapêutica Clínica – Washington
- Diagnóstico e Tratamento – Krupp e Chaton
- Ama Drug – Evaluations
- Goodman – Farmacologia
- Semiologia Médica – Celmo Porto
- Propedêutica – Bárbara Bates