Nome da Atividade
ECONOMIA DO TURISMO
CÓDIGO
10760033
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A economia turística mundial. A economia turística nacional e regional. Economia mundial e as macromudanças. Economia mundial e globalização. Oferta turística e demanda turística (equilíbrio de mercado). Elasticidades. Estrutura de mercados. Conceitos básicos de microeconomia. Conceitos básicos de macroeconomia. Relações internacionais e balanço de pagamentos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Fornecer aos alunos conhecimentos sobre economia e sua inter-relação com o turismo.Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – A economia turística mundial, nacional e regional.
UNIDADE 2 – Economia mundial, globalização e macromudanças.
UNIDADE 3 – Oferta e demanda turística.
UNIDADE 4 – Estrutura de mercado.
UNIDADE 5 – Conceitos básicos de microeconomia.
UNIDADE 6 – Conceitos básicos de macroeconomia.
UNIDADE 7 – Relações internacionais e balanço de pagamentos.
UNIDADE 2 – Economia mundial, globalização e macromudanças.
UNIDADE 3 – Oferta e demanda turística.
UNIDADE 4 – Estrutura de mercado.
UNIDADE 5 – Conceitos básicos de microeconomia.
UNIDADE 6 – Conceitos básicos de macroeconomia.
UNIDADE 7 – Relações internacionais e balanço de pagamentos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia: Princípios de Micro e Macroeconomia. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
Bibliografia Complementar:
- DORNBUSH, R.; FISCHER, S. e STARTZ, R. - Macroeconomia. 10ª edição, McGrawHill do Brasil, 2009. LOPES, Luiz Martins; VASCONCELLOS, Marco Antonio S. Manual de Macroeconomia. 3ª Ed. Atlas. 2008. VARIAN, H.R. Microeconomia: Princípios Básicos – Uma Abordagem Moderna. Rio de Janeiro, Editora Campus. 2006. VASCONCELLOS, Marco Antônio S. Manual de Microeconomia. 3ª Ed. Atlas. 2012