Nome da Atividade
ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA
CÓDIGO
13370057
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Caracterização da pessoa com deficiência. Introdução à atividade física adaptada e integração da pessoa com deficiência: clubes, praças, personal. Estudo do processo inclusivo na sociedade. Metodologia da Atividade Física Adaptada (AFA).

Objetivos

Objetivo Geral:

Identificar as questões de mudança de estilo de vida, compreender a necessidade da atividade física na vida do deficiente; identificar as necessidades dos deficientes em seus aspectos físicos, sociais e educacionais; discutir sobre as ações governamentais, refletir sobre o papel de futuro profissional de Educação Física junto ao deficiente; Vivenciar situações concretas de ensino/aprendizagem nos diversos locais que se realizam atividades Físicas; Planejar e ministrar atividades para deficientes e discutir e vivenciar o esporte adaptado e caracterizar os tipos de deficiências.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Deficiência; o que é, quantos são e tipos de deficiência? Deficiente e a sociedade; Atividade física adaptada: o que é? Como trabalhar? Como adaptar?
Unidade 2: Atividade física, promoção da saúde e qualidade de vida: aspectos individuais, culturais e ambientais; Benefícios da atividade física adaptada: (esportivas, aquáticas, recreativas, dança e lazer); Planejamento e avaliação das atividades; Atividade física da vida diária (ADLs e IADLs); Esporte adaptado; Avaliações físicas.
Unidade 3: Tipos de deficiências: visual, intelectual, auditiva e física; Atividades físicas e jogos esportivos; Mudança dos paradigmas: Futuro da Educação Física adaptada.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTRO, E. M. Atividade física adaptada. São Paulo, TECMED. 2006.
  • JOSEPH, P. Educação Física e esportes adaptados. São Paulo, Manole. 2002.
  • PEDRINELLI, V. J. et al. Educação Física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MEC/ SEDES/SESI/ DN, 1994.

Bibliografia Complementar:

  • BONFIM, R. Vi. Educação Física e a criança com Síndrome de Down: algumas considerações. Sprint. Rio de Janeiro: 32–39, 1996.
  • FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce: uma introdução às idéias de Feurstein. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 1995.
  • WERNER, T. Tendências da formação para Educação Física Adaptada abordagem, icônica ou da singularidade? in: COSTA, V. L. M. (Org.) Formação profissional universitária em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 285-315, 1997.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 40 0 Fisioterapia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
SEX14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
THABATA VIVIANE BRANDAO GOMES
Professor responsável pela turma

Página gerada em 28/03/2024 11:42:38 (consulta levou 0.115054s)