Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ÁFRICA
CÓDIGO
10900036
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina procura apresentar uma perspectiva ampla da trajetória dos povos do continente africano, estudando o espaço geográfico, as diferentes etnias ali presentes, a influência da religião muçulmana no norte do continente, a formação de impérios na África Negra, a chegada dos europeus, a escravização dos negros africanos, os efeitos da abolição, a partilha do continente africano pelas potências européias e o processo de descolonização posterior à 2ª Guerra Mundial

Objetivos

Objetivo Geral:

Compreender as características geográficas do continente africano e os traços culturais característicos dos distintos grupos étnicos que ocupam o seu território.

 

Objetivos Específicos:

Discutir a formação dos impérios na África Negra (século X-XV).
Problematizar acerca das influências exercidas pelo islamismo no continente africano.
Estudar as relações entre as nações européias e os povos africanos, analisando o impacto da escravização dos negros, os efeitos da extinção do tráfico de escravos, a partilha do continente pelas grandes potências e o processo de descolonização a partir de meados do século XX.

Conteúdo Programático

1 – Geografia do continente africano; 2 – Pré-história da África;
3 – Etnias africanas; 4 – Islamização do norte da África; 5 – Reinos da África Negra (séculos X-XV); 6 – Reflexos da expansão européia sobre o continente africano; 7 – Comércio de escravos; 8 – Abolição da escravidão e seus reflexos; 9 – Partilha da África pelas potências européias (1885-1914); 10 – As colônias européias na África Negra; 11 – 2ª Guerra Mundial e o processo de descolonização da África.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BÂ, Amadou Hampâté. Amkoullel, o menino fula. 2ª ed. São Paulo: Palas Athena / Casa das Áfricas, 2003 (1992)
  • BRUNSCHWIG, Henri. A partilha da África. São Paulo: Perspectiva, 2004
  • DEL PRIORE, Mary & VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elvesier / Editora Campus, 2004.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA DA ÁFRICA História (Bacharelado)

Página gerada em 20/10/2020 03:22:49 (consulta levou 1.333938s)