Nome da Atividade
HISTÓRIA DA ÁFRICA LUSÓFONA
CÓDIGO
10900064
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Abordagem crítica da história da África lusófona entre o século XV e os tempos atuais. Análise centrada em aspectos políticos, econômicos, étnicos e culturais das histórias de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, bem como de outras áreas que receberam a influência de Portugal e do Brasil. Análise do papel das colônias africanas na história de Portugal. África antes da chegada dos europeus. Portugal e comércio triangular com a África, a América e a Ásia. O comércio de escravos com Portugal. A partilha da África entre as potências européias e o imperialismo português na África. A luta pela descolonização dos países africanos de língua portuguesa. Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no limiar do século XXI.

Objetivos

Objetivo Geral:

Promover o desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica a partir da leitura de textos pertinentes ao estudo da história de países e regiões da África que foram colonizados por Portugal.

Conteúdo Programático

a) O expansionismo português dos séculos XV e XVI e a inserção da África no seu império ultramarino; a descoberta e o povoamento das ilhas de Cabo Verde; as etnias do litoral atlântico africano; as primeiras expedições e o estabelecimento de feitorias; a busca por metais preciosos;
b) O cristianismo como instrumento da expansão ibérica; os conflitos religiosos na África portuguesa;
c) Os conflitos entre Portugal e a Holanda por Angola; A rainha Nzinga e a resistência ao domínio lusitano em Angola;
d) Os portugueses e o tráfico de escravos no litoral Atlântico;
e) A função estratégica das ilhas de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe;
f) A presença portuguesa no litoral Índico; as influências árabe e indiana em Moçambique;
g) O impacto do anti-escravismo europeu sobre Portugal e sobre suas possessões africanas;
h) As expedições ao interior do continente;
i) Portugal na partilha da África pelas potências européias na virada dos séculos XIX e XX;
j) Os ex-escravos brasileiros retornados à África;
k) As colônias portuguesas na África: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe;
l) O salazarismo como ideologia do novo império lusitano;
m) A luta dos povos africanos contra o domínio lusitano.
n) A propaganda socialista nos países africanos de língua oficial portuguesa;
o) As lideranças africanas e a luta pela independência;
p) Os acontecimentos de 1974-1975 em Portugal e na África;
q) Brasil e Portugal diante da independência das antigas colônias lusitanas na África;
r) A formação dos estados-nação nos PALOP e as guerras civis;
s) Perspectivas políticas e econômicas dos PALOP;
t) Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa diante do século XXI;
u) Literatura dos PALOP.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDERSON, Perry. Portugal e o fim do ultracolonialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. BOXER, Charles. R. O império marítimo português, 1415-1825. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. ENDERS, Armelle. História da África lusófona. Lisboa: Inquérito, 1997 (1994). HERNANDEZ, Leila Leite. Os Filhos da Terra do Sol – a formação do Estado-nação em Cabo Verde. São Paulo: Selo Negro, 2002. PANTOJA, Selma & SARAIVA, José Flávio Sombra (orgs). Angola e Brasil nas rotas do Atlântico sul. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. PARREIRA, Adriano. Economia e sociedade em Angola na época da rainha Jinga – século XVII. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA Bibliografia Básica: ANDERSON, Perry. Portugal e o fim do ultracolonialismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. BOXER, Charles. R. O império marítimo português, 1415-1825. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. ENDERS, Armelle. História da África lusófona. Lisboa: Inquérito, 1997 (1994). HERNANDEZ, Leila Leite. Os Filhos da Terra do Sol – a formação do Estado-nação em Cabo Verde. São Paulo: Selo Negro, 2002. PANTOJA, Selma & SARAIVA, José Flávio Sombra (orgs). Angola e Brasil nas rotas do Atlântico sul. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. PARREIRA, Adriano. Economia e sociedade em Angola na época da rainha Jinga – século XVII. Lisboa: Editorial Estampa, 1997. Bibliografia Complementar: AZEVEDO, Licinio. Diario da libertação (a Guiné-Bissau na nova África). São Paulo: Versus, 1977. AZEVEDO, Licínio. Moçambique com os Mirage sul-africanos a 4 minutos. São Paulo: Global, 1980. AZURARA, Gomes Eanes de. Crônica do descobrimento e conquista da Guiné. Lisboa: Europa-América, s.d. BOAVIDA, Américo. Angola: cinco séculos de exploração portuguesa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. BRUNSCHWIG, Henri. A partilha da África. São Paulo: Perspectiva, 2004 CANOT, Théodore. Memórias de un tratante de esclavos. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1976 (1854). CASCUDO, Luís da Câmara. Made in África (pesquisas e notas). 4ª ed. São Paulo: Global, 2002 (1964). CASTELNAU, Francis de. Entrevistas com escravos africanos na Bahia oitocentista. Rio de Janeiro: José Olympio Editor, 2006. CASTRO, Therezinha de. África: geohistória, geopolítica e relações internacionais. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1981. CAYOLA, Lourenço. Sá da Bandeira. Lisboa: Agência-Geral do Ultramar, 1969. CÉSAR, Amândio. O 1º Barão d’Água-Izé – João Maria de Sousa e Almeida (1816-1869). Lisboa: Agência-Geral do Ultramar, 1969. COMITINI, Carlos. África arde – lutes dos povos africanos pela liberdade. Rio de Janeiro: Codec

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA DA ÁFRICA LUSÓFONA História (Bacharelado)

Página gerada em 29/03/2024 02:41:26 (consulta levou 0.123828s)