Nome da Atividade
IMAGEM E TEORIAS DA HISTÓRIA
CÓDIGO
10900102
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina traça um panorama sobre a produção intelectual que tem por objeto básico os estudos sobre imagens, nas variadas vertentes temáticas que abarca. Por meio de análises bibliográficas dos principais teóricos dos estudos sobre imagens, oportuniza a promoção de um exercício de reflexão sobre a influência destes trabalhos na investigação histórica, considerando a produção estrangeira e nacional sobre a cultura visual considerando, do mesmo modo, a relação entre Arte e Sociedade.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Estudar a historiografia que tem a imagem como seu principal objetos de reflexão.
Objetivos específicos:
- Estudar a História Cultural francesa. As imagens são vistas como representações ou construções simbólicas ou reflexo da mentalidade de uma época;
- Examinar as imagens visuais como resultado de práticas materiais, como objetos e signos de uma sociedade;
- Investigar a Cultura Visual ou Estudos Visuais, fruto de uma reunião de intenções metodológicas variadas voltadas para estudar imagens, principalmente nas Ciências Humanas.
- Compreender as imagens como representações e imaginários corporificados através de diferenciados campos do saber artístico

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AGULHON, Maurice. Histoire Vagabunde - Ethnologie et politique dans la France contemporaine. Paris: Gallimard, s/d. AGULHON, Maurice. La maire. Nora, Pierre (org). Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984. AGULHON, Maurice. Mariana, objecto de ‘cultura’? In: RIOUX, Jean-Pierre, SIRINELLI, Jean-François (orgs.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998. BANN, Stephen. Paul Delaroche – un peitre dans l´Histoire. Nantes: Musée de Beux-Arts. 2000. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1987.

Bibliografia Complementar:

  • BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AGULHON, Maurice. Histoire Vagabunde - Ethnologie et politique dans la France contemporaine. Paris: Gallimard, s/d. AGULHON, Maurice. La maire. Nora, Pierre (org). Les lieux de Mémoire. Paris: Gallimard, 1984. AGULHON, Maurice. Mariana, objecto de ‘cultura’? In: RIOUX, Jean-Pierre, SIRINELLI, Jean-François (orgs.) Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998. BANN, Stephen. Paul Delaroche – un peitre dans l´Histoire. Nantes: Musée de Beux-Arts. 2000. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1987. COMPLEMENTAR: BAXANDALL, Michael. O olhar renascente; pintura e experiência social na Itália Renascença. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991. BECKER, Howard S. Art Worlds. Berkeley: University of Califórnia. 1984. BECKER, Howard S. Falando sobre a sociedade. In: Métodos em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1993. BECKER, Howard S. Les Mondes de L´Art. Paris: Flammarion, 1988. BOURDIEU, Pierre. As regras da Arte. Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia. das Letras. 1996. BOURDIEU, Pierre. Espace social et pouvoir symbolique. In: Choses dites. Paris: Les Éditions de Minuit, 1987. BURKE, Peter. A Fabricação do Rei – a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994. BURKE, Peter. Testemunha Ocular – História e Imagem. Bauru: EDUSC, 2004. CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a História entre certezas e inquietudes.Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002. CHARTIER, Roger. Pierre Bourdieu e a história. Topoi: Revista de História. Rio de Janeiro: PPGHis/UFRJ, 2002, v. 4. CHARTIER, Roger. The powers and limits of representations. In: On the edge of the cliff. Baltimore: Johns Hopkins Universit

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T51 2020 / 1 40 35 História (Licenciatura - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
VIVIANE ADRIANA SABALLA
Professor responsável pela turma

ELISABETE DA COSTA LEAL
Professor Regente

T71 2020 / 1 50 1 História (Licenciatura - Noturno)
História (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
IMAGEM E TEORIAS DA HISTÓRIA História (Bacharelado)

Página gerada em 22/01/2021 00:40:50 (consulta levou 0.183956s)