Nome da Atividade
ANATOMIA DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO II
CÓDIGO
09040020
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina aporta o conhecimento das estruturas anatômicas macroscópicas que constituem os sistemas orgânicos do corpo das principais espécies animais destinadas à produção, tais como bovinos, eqüinos, suínos, ovinos, caprinos e aves. De forma a complementar a disciplina de Anatomia dos Animais de Produção I (antiga Anatomia dos Animais Domésticos), serão abordados os seguintes tópicos: Sistema digestório do eqüino, pequenos e grandes ruminantes; sistema digestório de suínos sistema nervoso, sistema respiratório, sistema circulatório, sistema linfático, sistema urinário, glândula mamária, sistema digestório e reprodutor de aves, tegumento e sistema endócrino.

Objetivos

Objetivo Geral:

Gerais
A disciplina de anatomia dos animais de produção II tem como objetivo geral o de proporcionar conhecimentos dos órgãos do corpo dos animais de produção doméstica, proporcionando aos discentes de zootecnia, conhecimentos anatômicos da esplancnologia (holotopia, sintopia e idiotopia dos órgãos) dos animais domésticos.
Específicos
Como objetivos específicos a disciplina é ministrada buscando:
1. Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos dos órgãos do corpo dos animais, baseado na anatomia descritiva ou sistemática, com algumas abordagens em anatomia comparada e topográfica.
2. Que os alunos estejam aptos a reconhecer a forma, localização e interelações dos diferentes órgãos que compõe o organismo, bem como estabelecer comparações entre os sistemas e aparelhos nas diferentes espécies animais.
3. Integrar os conhecimentos anatômicos da esplancnologia do corpo dos animais á formulação, preparação, balanceamento e controle de qualidade de rações para animais e a desenvolver trabalhos de nutrição que envolva conhecimentos bioquímicos, fisiológicos e anatômicos que visem a melhorar a produção e produtividade dos animais.
4. Aulas teóricas sobre a anatomia macroscópica dos animais de produção, que serão relacionadas com sua importância prática, despertando no estudante o interesse pela pesquisa, tanto em laboratório quanto na literatura.
5. Estimular a participação ativa do discente nas aulas teóricas através da exposição de peças anatômicas criodesidratadas e secas durante a exposição teórica do assunto.
6. Aplicar avaliações teóricas e práticas para verificação do nível de aprendizado, reflexo da atividade docente.
7. Oportunizar aos discentes o convívio acadêmico com alunos monitores em aulas práticas para incentivar o hábito do estudo.
8. Realizar atividades teóricas e práticas de forma sincronizada para facilitar o aprendizado e sempre que possível, observar a interdisciplinaridade da formação acadêmica procurando, entre outros objetivos, desempenhar as atividades acadêmicas em sincronia com as demais disciplinas.
9. Proporcionar o complemento do conteúdo teórico através de aulas práticas expositivas e auxiliadas por roteiro prático, cabendo aos professores o papel de informar, correlacionar e fundamentar a importância do conhecimento adquirido e sua aplicação na zootecnia.

Conteúdo Programático

Unidade 1: Anatomia do Sistema Digestório do Equino
Unidade 2: Anatomia do Sistema Digestório de Ruminantes
Unidade 3: Anatomia do Sistema Digestório de Suínos e Aves
Unidade 4: Anatomia do Sistema Nervoso
Unidade 5: Morfologia Comparada do Sistema Respiratório
Unidade 6: Morfologia Comparada do Sistema Circulatório e Linfático
Unidade 7: Morfologia Comparada do SistemaUrinário
Unidade 8: Morfologia Comparada do Sistema Reprodutor Feminino
Unidade 9: Morfologia Comparada do Sistema Reprodutor Masculino
Unidade 10: Morfologia Comparada da Glândula Mamária
Unidade 11: Anatomia do Sistema reprodutor das aves
Unidade 12: Anatomia do Sistema Endócrino e tegumento
Unidade 13: Práticas em Animal Vivo
Unidade 14: Práticas em Animal Vivo

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Básica 1. ASHDOWN,R.R; DONE,S. Atlas colorido de anatomia veterinária – os ruminantes. São Paulo: Manole, 1987 2. ASHDOWN,R.R; DONE,S. Atlas colorido de anatomia veterinária – o equino. São Paulo: Manole, 1990. 3. CLAYTON,H.M.; FLOOD,P.F. Atlas colorido de anatomia aplicada dos grandes animais. 1ed. São Paulo: Manole, 1997. 4. DYCE,K.M.; SACK,W.O.; WENSING,C.J.G. Tratado de anatomia veterinária. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 5. GETTY,R. Anatomia dos animais domésticos. 5ed. Interamericana, 1971. 6. KÖNIG,H.E. ; LIEBICH, H. Anatomia dos Animais Domésticos – Texto e Atlas colorido. Porto Alegre: Artmed, 2002 2v. 7. POPESKO,P. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. São Paulo: Manole, 1997. 3v. 8. SISSON,S.; GROSSMAN,J.D. Anatomia dos animais domésticos Getty. 5ed. Rio de Janeiro,: Guanabara Koogan, 2008. 2v

Bibliografia Complementar:

  • Complementar 1. NOMINA ANATOMICA VETERINÁRIA. 5ed. International Commitee on Veterinary Gross Anatomical Nomenclature, 2012. 2. BARONE, R. Anatomie comparée des mamiféres domestiques. Paris, Vigot, 1990. 6v. 3. FRANDSON,R.D. Anatomia e fisiologia dos animais domésticos. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1979. 4. NICKEL,R.; SHUMMER,A.;SEIFFERLE,E. The viscera of the domestic mammals. Berlin: Verlag Paul Parey. 1973 9. Atividades Discentes A prática na disciplina de Anatomia envolve a dissecação prévia de peças, que possibilitem a exposição e posterior identificação das estruturas para um melhor entendimento da topografia das regiões, que compõe o corpo animal. Serão dissecadas peças, obtidas em frigoríficos e Hospital de Clinicas Médico-Veterinário, previamente per fundidos com solução de formaldeído a 10% ou congelados.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 60 42 Zootecnia (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:00 - 14:50
14:50 - 15:40
16:00 - 16:50
16:50 - 17:40
ALTHEN TEIXEIRA FILHO
Professor Regente

TONY LEANDRO REZENDE DA SILVEIRA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ANATOMIA DOS ANIMAIS DE PRODUÇÃO II Zootecnia (Bacharelado)

Página gerada em 26/04/2024 20:39:32 (consulta levou 0.114436s)