Nome da Atividade
PERITAGEM DA OBRA DE ARTE
CÓDIGO
10790043
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Iniciação na atribuição de obras de arte. Introdução a investigação pericial a fim de atingir os três objetivos fundamentais da peritagem – autoria, proveniência e datação. Análises diretas sobre a obra de arte.

Objetivos

Objetivo Geral:

Introduzir a prática da peritagem como recurso essencial à documentação prévia dos projetos de intervenção conservativa e restaurativa em acervos imagéticos. Permitir a familiaridade com os principais recursos metodológicos da atribuição de obras de arte em exercícios práticos, na leitura, experimentação e discussão de preceitos propostos por grandes peritos, especialistas em distintas tradições figurativas.

Conteúdo Programático

Introdução a prática da peritagem;
Principais recursos metodológicos da atribuição de obras de arte;
Métodos de atribuição e seus proponentes (Morelli, Berenson, Beazley, Longhi, Friedlander, Van de Wetering, entre outros).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BERENSON, Bernard. Estética e história. São Paulo: Perspectiva, 1972. (Coleção Debates 62). (701.17 B489e) BERENSON, Bernard. Los pintores italianos del Renascimiento. Barcelona: Argos, 1954. (759.5 B489p) FRIEDLÄNDER, Max J. On art and connoisseurship. Boston: Beacon Press, 1960. (700.1 F911o) GRAMMONT, Guiomar de. Aleijadinho e o aeroplano: o paraíso barroco e a construção do herói colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. (709.032 G771a) MENDES, Marylka. Restauração de pinturas barrocas de Manoel da Costa Athayde. In: MENDES, Marilka; BAPTISTA, Antonio Carlos N. Restauração: Ciência e Arte. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 2005. p. 375-395. (702.8 R436) MORELLI, Giovanni (Ivan Lermolieff). Della pittura italiana; studii storico critici – Le Gallerie Borghese e Doria Pamphili in Roma. Italiana. Milano: Fratelli Treves, editori, 1897. Disponível em: https://archive.org/details/dellapitturaital00moreuoft/page/n9. Acesso em 2 de junho de 2019. PÉREZ, D. R. De nuevo Beazley: una contribución a La historiografía de la cerámica ática. 8. De Arte, 9, 2010, 7-24. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/3341825.pdf. Acesso em 12 de junho de 2016. SCHÁVELZON, Daniel. Arte y falsificación en América Latina. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009. (709 S313a) WETERING, Ernst van de. Rembrandt: el trabajo del pintor. Espanha: PUV, 2007. (759.04 W526r)

Bibliografia Complementar:

  • GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, 2012 (945 G493m) GUY, John Robert; SANCHES, Pedro Luís M. Um “trampolim incomparável para novas descobertas” no estudo da cerâmica antiga segundo John Robert Guy – com a tradução integral do texto do perito nas pré-atas do colóquio Céramique et Peinture Grecques, Modes d’Emploi. Revista de História da Arte e Arqueologia 21. Campinas: UNICAMP, 2015, p. 17-26. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%2021%20-%20artigo%202.pdf>. Acesso em 12 jun. 2016. KICKHÖFEL, Eduardo Henrique Peiruque. Problemas de atribuição em um painel do estúdio de Rembrandt Van Rijn do Museu de Arte de São Paulo. Revista de História da Arte e Arqueologia, n. 4. Campinas: UNICAMP, agosto de 2000. p. 47-53. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%204%20-%20artigo%206.pdf. Acesso em: 17 jun. 2015. LONGHI, Roberto. Piero em Arezzo. In: Piero del la Francesca. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 99-110, fig. 29-92. OLIVEIRA, Myriam Andrade. As Esculturas devocionais: análise estilística. In: OLIVEIRA, Myriam A. Ribeiro de; SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues dos; SANTOS, Antonio Fernando Batista dos. O Aleijadinho e sua oficina: catálogo das esculturas devocionais. São Paulo: Capivara, 2002, p. 23- 33. WINCKELMANN, Johann Joachim. Reflexões sobre a arte antiga. Porto Alegre: UFRGS: Movimento, 1975. (704 W721r) WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. (750.11 W887a) ZERI, Federico. De tras de la imagen: conversaciones sobre el arte de leer el arte. Barcelona: Tusquets, 1989.

Página gerada em 21/11/2024 06:00:07 (consulta levou 0.147687s)