Nome da Disciplina
ICONOLOGIA E ICONOGRAFIA
CÓDIGO
10790055
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Compreensão dos conceitos de iconografia e de iconologia e seu emprego na História da Arte e da cultura. Estudo da pertinência da Iconografia e da Iconologia no campo da Conservação e Restauração. Análise da obra de arte enquanto potencial de discurso e de entendimento. Identificação de elementos compositivos das obras de arte. Reconhecimento dos principais temas representados nas obras de arte e interpretação de seus conteúdos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Desenvolver leituras e interpretações iconológicas relacionadas a contextos históricos específicos e suas iconografias.

Objetivo(s) específico(s): Conceituar os elementos semiológicos das obras de arte; Perceber a estruturacão visual das obras e o discurso simbólico a elas atrelado; Identificar características de estilos e estilemas presentes nas obras de arte; Analisar o trabalho do artista e os aspectos sociais relativo às obras por ele produzidas; Desenvolver leituras e interpretações de obras, relacionadas a contextos históricos específicos; Determinar conceitos de ícone, símbolo, signo e alegoria; Instigar a constante atualização de repertório cultural, na medida em que este se faz necessário para compreensão da dimensão simbólica das obras.

 

Objetivos Específicos:

Conceituar os elementos semiológicos das obras de arte; Perceber a estruturacão visual das obras e o discurso simbólico a elas atrelado; Identificar características de estilos e estilemas presentes nas obras de arte; Analisar o trabalho do artista e os aspectos sociais relativo às obras por ele produzidas; Desenvolver leituras e interpretações de obras, relacionadas a contextos históricos específicos; Determinar conceitos de ícone, símbolo, signo e alegoria; Instigar a constante atualização de repertório cultural, na medida em que este se faz necessário para compreensão da dimensão simbólica das obras.

Conteúdo Programático

Conceitos de iconografia e de iconologia e seu emprego na História da Arte e da cultura;
A Iconografia e da Iconologia no campo da Conservação e Restauração;
A obra de arte enquanto potencial de discurso e de entendimento;
Elementos compositivos das obras de arte;
Principais temas representados nas obras de arte e interpretação de seus conteúdos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bibliografia básica: BARTHOLOMEU, Cezar (Org.). Dossiê Aby Warburg. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.10, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2015. PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia: Temas Humanísticos na Arte do Renascimento.Lisboa: ESTAMPA, 1986. ______. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1979. RIPA, Cesare. Iconologia: or, Moral Emblems. London: Benj. Motte. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2015. TREVISAN, Armindo. Como Apreciar a Arte: do Saber ao Sabor: uma Síntese Possível. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1990.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia complementar: CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996. GOMBRICH, Ernest. Arte e Ilusão: Um Estudo da Psicologia da Representação Pictórica. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ______. A História da Arte. 16.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1999. GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. JANSON, H.W. História Geral da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.3v. OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1989. READ, Herbert. As origens da Forma na Arte. Rio de Janeiro: Zarar, 1967. WOLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da História da Arte: O Problema da evolução de estilos na arte mais recente.4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2019 / 2 31 26 Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
SEG19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
LUIZA FABIANA NEITZKE DE CARVALHO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ICONOLOGIA E ICONOGRAFIA Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)

Página gerada em 20/11/2019 23:06:21 (consulta levou 0.169719s)