Nome da Atividade
METODOLOGIA, MATERIAIS E TÉCNICAS PARA CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO
CÓDIGO
10790078
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Caracterização do trabalho do conservador-restaurador de bens culturais e o papel social do profissional como agente de preservação da cultura. Apresentação da metodologia para as intervenções de conservação e restauração, além das normas e diretrizes mínimas para a sua segurança nas práticas (EPIs). Indicações dos materiais, equipamentos e instrumental básico de trabalho. Introdução aos procedimentos de conservação preventiva, curativa e de restauração. Classificação geral dos materiais e produtos de conservação-restauração de bens culturais e considerações sobre sua aplicação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Inserir o discente no universo profissional da conservação e da restauração de bens culturais móveis. Apresentar os principais métodos, materiais e as técnicas para a conservação e a restauração e informar sobre os cuidados associados ao trabalho do conservador-restaurador.

 

Objetivos Específicos:

Conhecer as normas e diretrizes para a segurança nas práticas de intervenção (EPIs); diferenciar e entender os objetivos da conservação curativa e da restauração; identificar as principais operações de conservação-restauração através da terminologia recorrente e experimentar algumas técnicas envolvidas nas etapas de higienização, limpeza, estabilização, reintegração, camada de proteção e acondicionamento; planejar relatórios para a documentação da intervenção; reconhecer as classes e categorias gerais dos materiais dos conservação-restauração, associando seu uso às problemáticas envolvidas em cada fase da intervenção.

Conteúdo Programático

Normas e diretrizes para a segurança nas práticas de intervenção (EPIs); Objetivos da conservação curativa e da restauração; Principais operações de conservação-restauração; Técnicas de higienização, limpeza, estabilização, reintegração, camada de proteção e acondicionamento; Relatórios para a documentação da intervenção; Classes e categorias gerais dos materiais dos conservação-restauração.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FABBRI, Angelica. ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE AMIGOS DO MUSEU CASA PORTINARI (Org.). Documentação e conservação de acervos museológicos: diretrizes. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, Brodowski: ACAM Portinari, 2010. GONZÁLEZ-VARAS, Ignacio. Conservación de bienes culturales: teoría, historia, principios y normas. 6. ed. Madrid: Catedra, 2008. INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Manual de diagnóstico de conservação para acervos arquivísticos e bibliográficos. Brasília: Centro Nacional de Estudos e Documentação da Museologia, 2014. MENDES, Marylka et al (Org.). Conservação: conceitos e práticas. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • ADHESIVES and coatings. Nova Iguacu: Conservation Unit of the Museums & Galleries Commission in conjunction with Routledge, 1992. CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Tecnicas y Procedimientos de la A a la Z. 3 ed. Barcelona: Serbal, 2003. CANEVA, G.; NUGARI, M. P.; SALVADORI, O. La Biología en la Restauración. Hondarribi: Nerea, 2000. FIGUEIREDO Jr., J. C. D. Química Aplicada à Conservação e Restauração de Bens Culturais: Uma Introdução. Belo Horizonte: São Jerônimo, 2012.MATTEINI, Mauro; MOLES, Arcangelo. La química en la restauración: los materiales del arte pictórico. 2.ed. Hondarribia: Nerea, 2008. MENDES, Marylka; BAPTISTA, Antonio Carlos Nunes (Org.). Restauração: ciência e arte. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/Iphan, 2005. MOSCIARO, Clara. Diagnóstico de conservação em coleções fotográficas. Rio de Janeiro: Funarte, 2009. TEIXEIRA, Lia Canola; GHIZONI, Vanilde Rohling. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC Edições, 2012.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2020 / 1 45 39 Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
KAREN VELLEDA CALDAS
Professor responsável pela turma

M71 2020 / 1 40 17 Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
KAREN VELLEDA CALDAS
Professor responsável pela turma

Página gerada em 28/10/2020 15:02:36 (consulta levou 0.214134s)