Nome da Atividade
MATERIAIS E TÉCNICAS III
CÓDIGO
10790107
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Introdução sobre elementos da visualidade e de percepção tridimensional. Instrumentalização teórica e prática para identificar técnicas de escultura, modelagem e assemblage. Estudo do planejamento necessário para o projeto e a execução de esculturas. Noções sobre as técnicas de escultura, de modelagem e de moldagem. Noções acerca dos cuidados em relação às propriedades específicas de cada material e suas consequências no ato de produção. Introdução ao manejo de materiais e instrumentos apropriados para esculturas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) geral(ais): Apresentar ao aluno os conhecimentos teóricos e práticos dos materiais e das técnicas de produção de obras de arte tridimensionais.

Objetivo(s) específico(s): Apresentar os princípios básicos da escultura, modelagem e assemblage. Conhecer o planejamento necessário para o projeto e a execução de esculturas. Obter noções sobre as técnicas de modelagem. Desenvolver conhecimentos mínimos acerca dos cuidados em relação às propriedades específicas de cada material e suas consequências no ato de produção. Conhecer e exercitar o manejo de técnicas, de materiais e de instrumentos apropriados para esculturas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Bibliografia básica: ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1988. MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 2002. OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. 24. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. WITTKOWER, Rudolf. A Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Bibliografia Complementar:

  • Bibliografia complementar: CALVO, Ana. Conservación y Restauración: Materiales, Técnicas y Procedimientos de la A a la Z. Barcelona: Serbal, 1997. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1990. PEDROSA, Israel. O Universo da Cor. Rio de Janeiro: Senac, 2003. CHITI, Jorge Fernandez. Curso pratico de cerâmica: artística y artesanal - apêndices generales. 2. Ed. Argentina: Condorhuasi, 1988. READ, Herbert Edward. Escultura moderna: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Página gerada em 23/04/2024 15:29:51 (consulta levou 0.114254s)