Nome da Disciplina
LÍNGUA ESPANHOLA I
CÓDIGO
20000427
Carga Horária
165 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
11
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
9
CRÉDITOS
11
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento integrado das habilidades de produção e de recepção do discurso oral e escrito em Língua Espanhola, visando à competência comunicativa em nível básico, bem como à conscientização linguística do profissional de ensino de Língua Espanhola em formação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Desenvolver as habilidades visando às competências linguística/gramatical, discursiva, estratégica e sociolinguística, com ênfase na simulação de contextos iniciais de socialização centrados no próprio locutor.

 

Objetivos Específicos:

Iniciar o processo de distanciamento do uso explícito da língua portuguesa no “continuum” em direção à língua espanhola. Paralelamente, iniciar o processo de análise metalinguística da língua francesa enriquecida por possíveis reflexões envolvendo os dois sistemas.

Conteúdo Programático

Programa: Presente, passado e futuro do indicativo.
• Verbos auxiliares. Verbos ser, estar, ter, haver e chamar-se no presente do indicativo.
• Conjugação pronominal.
• Presente de verbos irregulares.
• Artigos definidos e indefinidos.
• Adjetivos e substantivos: gênero e número.
• Adjetivos demonstrativos; adjetivos possessivos.
• Preposições e contrações.
• Interrogação.
• Pronomes.
• Numerais.
Observação: As aulas serão caracterizadas por princípios comunicativos de ensino, de forma a dar relevância funcional e cultural aos conteúdos linguísticos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARTINS PERIS, Ernesto; SANS BAULENAS, Neus. Gente Hoy 1: Libro del alumno. Curso de español basado en el enfoque por tareas. Barcelona: Difusión, 2013.
  • FANJUL, Adrian (org.).Gramática y prácticas de español para brasileños. São Paulo: Moderna, 2005.
  • DEMONTE, Violeta. Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Espasa-Calpe, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • BRANDAO, Eduardo. Trad. Señas: diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Universidad de Alcalá de Henares. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
  • GONZALEZ HERMOSO, Alfredo et alli. Conjugar es fácil. Madrid: Edelsa, 2000.
  • MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español I:de la lengua a la idea. Barcelona: Difusión, 2002.
  • MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español II: de la idea a la lengua. Barcelona: Difusión, 2002.
  • REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Nueva Gramática de la lengua española. Madrid: Espasa-Libros, 2009.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
LÍNGUA ESPANHOLA I Letras - Tradução Espanhol - Português (Bacharelado)

Página gerada em 14/11/2019 20:00:37 (consulta levou 0.158320s)