Nome da Atividade
Patologia e dietoterapia dos distúrbios nutricionais e das condições clínicas especiais da criança II
CÓDIGO
16400084
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
105
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Determinantes patológicos e a terapêutica nutricional de condições clínicas especiais na infância.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conhecer a fisiopatologia e a dietoterapia aplicada a doenças e condições clinicas especiais na infância, com enfase em suporte nutricional em pediatria e neonatologia.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Accioly, Elizabeth. Nutrição Em Obstetrícia e Pediatria - 2ª Ed. 2012. GUANABARA KOOGAN.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à Saúde do Recém-Nascido: Guia para os Profissionais de Saúde – Cuidados com o recém-nascido pré-termo. Vol. 4. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.redeblh.fiocruz.br/media/arn_v4.pdf.
  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Cadernos de Atenção Básica, n. 23. Série A. Normas e Manuais Técnicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
  • DOMINGOS PALMA - MARIA ARLETE MEIL SCHIMITH ESCRIVÃO - FERNANDA LUISA CERAGIOLI OLIVEIRA. Nutrição Clínica na Infância e na Adolescência -UNIFESP- Guias de medicina ambulatorial e hospitalar da UNIFESP- EPM. 2009
  • Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretriz de Prevenção da Aterosclerose na Infância e na Adolescência. http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2005/prevatero.asp
  • Vitolo, Márcia Regina. Nutrição - da Gestação ao Envelhecimento - 2ª Ed. 2014.Rubio.

Página gerada em 18/04/2024 17:22:15 (consulta levou 0.056867s)