Nome da Atividade
ESTÁGIO I
CÓDIGO
05001059
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Desenvolvimento de Práticas educativas. Observação e interação no âmbito do Ensino Médio ou Educação de Jovens e adultos ou
Curso Normal/ Magistério.
Planejamento e prática docente supervisionada.
Produção de relatório sobre o processo de estágio e reflexão crítica sobre o mesmo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo(s) Geral(ais):
Desenvolver capacidade crítica sobre o Ensino da música no contexto escolar do ensino médio, Educação de Jovens e adultos ou Curso Normal/ Magistério, inter-relacionada com elementos antropológicos, sócio-culturais e políticoeconômicos.
Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração e execução de planejamentos, formulação de objetivos, discussão sobre processos avaliativos e utilização de recursos materiais no Ensino da Música na escola.

Conteúdo Programático

Unidade 1- Metas educacionais, planejamentos, objetivos, avaliações e
recursos materiais.
Unidade 2- Propostas de intervenções, planos de curso e planos de aula.
Acompanhamento de aulas de música nas escolas.
Práticas pedagógicas supervisionadas.
Unidade 3- Avaliação da intervenção e observações na escola, seminários
temáticos e orientações sobre as aulas observadas. Preparo e Execução do
estágio (planejamento de ensino, planos de aula).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara. Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.
  • MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (Org.). Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação, espaços e formação. 3.ed. ampl. e rev. Porto Alegre: Sulina, 2014. 200
  • SOUZA, Maria Alice Lopes de (Coord.). Música na escola: caminhos e possibilidades para a educação básica. Rio de Janeiro: SESC, 2015. 382 p. (Educação em rede ; 4).

Bibliografia Complementar:

  • ALMEIDA, Berenice de. Encontros musicais: pensar e fazer música na sala de aula. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.
  • KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012. 64 p. (Coleção Músicas).
  • PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
  • SANTIAGO, Patrícia Furst; PARIZZI, Betânia; FERNANDINHO, Jussara (Org.). Corporeidade eeducação musical: coletânea Seminários de Educação Musical: Escola de Música da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2017. 263p. ISBN 97885604888230.
  • SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, cultura e educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294 p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÉ-ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO MUSICAL I Música (Licenciatura)

Página gerada em 21/11/2024 05:49:50 (consulta levou 0.119679s)