Nome da Atividade
ESTÁGIO III
CÓDIGO
05001061
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Desenvolvimento de Práticas educativas. Observação e interação no âmbito da
educação musical nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Planejamento e prática
docente supervisionada. Produção de relatóriosobre o processo de estágio e reflexão
crítica sobre o mesmo.

Objetivos

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL
Desenvolver capacidade crítica sobre o Ensino da música no contexto escolar dos nos
anos iniciais do Ensino Fundamental, inter-relacionada com elementos
antropológicos, sócio-culturais e político-econômicos. Possibilitar conhecimentos e
habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração e execução de
planejamentos, formulação de objetivos, discussão sobre processos avaliativos e
utilização de recursos materiais no Ensino da Música na escola.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • PONSO, Caroline Cao. Música em Diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 77 p. (Coleção Músicas).
  • SANTOS, Regina Marcia Simão (Org.). Música, Cultura e Educação: os múltiplos espaços de educação musical. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012. 294p.
  • SOUZA, Jusamara (Org.). Música na escola: propostas para implementação da lei 11.769/08 na Rede de Ensino de Gramado, RS . Porto Alegre: Tomo editorial, 2011. 128 p. (Série Educação musical e cotidiano).

Bibliografia Complementar:

  • BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003, 204 p.
  • HEMSY DE GAINZA, Violeta. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus, 1988. 140 p. (Coleção Novas buscas em educação; v.31).
  • ILARI, Beatriz; BROOCK, Angelita M. Vander |q (Angelita Maria Vander) (Org.). Música e educação infantil. Campinas: Papirus, 2013, 2014. 222p.
  • KRIEGER, Elisabeth. Descobrindo a música: ideias para a sala de aula. Porto Alegre: Sulina, 2012. 64 p. (Coleção Músicas). ISBN 9788520506431.
  • PONSO, Caroline Cao. Música em diálogo: ações interdisciplinares na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 77 p. (Coleção Músicas). ISBN 9788520504901.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PROJETO EM EDUCAÇÃO MUSICAL I Música (Licenciatura)

Página gerada em 25/10/2021 06:32:11 (consulta levou 0.111228s)