Nome da Atividade
ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA II
CÓDIGO
11090089
Carga Horária
180 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
12
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
12
CRÉDITOS
12
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Estágio autônomo de regência de classe no ensino de Física da educação básica.

Objetivos

Objetivo Geral:

Realizar, de forma autônoma, o estágio de regência de classe em Física em uma instituição escolar. Para tal, o licenciando deve ser capaz desenvolver, na escola, seu projeto de ensino em compatibilidade com o currículo em andamento. Deve demonstrar que sabe planejar, desenvolver e avaliar um processo de ensino com estudantes, em sala de aula ou outras dependências da escola (laboratórios e bibliotecas, por exemplo) através da proposição de planos de aula com as respectivas metodologias e avaliação. É importante que participe de ritos que ocorrem na escola como Conselhos de Classe, reuniões de estudo, viagens e feiras de ciências e primordial que atente para políticas de gestão que promovam a inclusão e os direitos humanos e que consideram a diversidade étnico-racial, cultura afro-brasileira e africana, diferença e igualdade de gênero, sexual, religiosa e faixa geracional e os direitos educacionais de adolescentes e jovens. Além disso, o estagiário deve observar se há, na escola, usuários da LIBRAS e projetos de educação ambiental, para se integrar a eles. Por fim, deve ser capaz de realizar, quantificar, sistematizar e analisar, por escrito, na forma de um relatório, as experiências proporcionadas pela disciplina.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n° 1.570, publicada no D.O.U. de 21/12/2017, Seção 1, Pág. 146. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino- medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192.
  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC, SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf.
  • BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. PCN + Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEB, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Consultado em 27/03/2015.
  • CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 158p.(Coleção Ideias em Ação).
  • SOUZA, M. L. I.; PACIFICO, C. J. M.; ESTRELA, G. Q. (Organizadores) GESTÃO ESCOLAR: ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS Editora CRV, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2170- livro-unir-2009&Itemid=30192.

Bibliografia Complementar:

  • PIRES, Antonio S. T. Evolução das ideias da Física. 2. ed. São Paulo: LF, 2011. 478 p.
  • MOREIRA, Marco A. (Marco Antonio), 1942. Uma abordagem cognitivista ao ensino da Física. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1983. 189 p.
  • DELIZOICOV, Demetrio. Física. São Paulo: Cortez, 1991. 180 p. (Coleção magistério -2.grau série formação geral)
  • ÁLVARES, Beatriz Alvarenga; LUZ, Antônio Máximo Ribeiro da. Curso de física. São Paulo: Scipione, 2006. 2v.
  • HEWITT, Paul G. Física conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002. 685 p.
  • SOUZA, João Valdir Alves de e GUERRA Rosangela (organizadores). Dicionário Crítico da Educação. Belo Horizonte: Dimensão, 2014.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO EM ENSINO DE FÍSICA Física (Licenciatura)

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