Nome da Atividade
LITERATURA BRASILEIRA II
CÓDIGO
20000484
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina parte do princípio de que os Direitos Humanos e a construção da cidadania através do pensamento democrático e da liberdade de ideias são elementos fundamentais para o processo formativo. Dentro desse contexto é que se desenvolvem as relações entre literatura (com a sua diversidade conceitual) e as questões étnico-raciais, de gênero, sobre a sexualidade; tudo isso marcado pelo respeito às diferenças e aos recursos naturais que não são exclusividade de uma única geração. Nesse sentido, o componente curricular de Literatura Brasileira prevê o estudo de textos literários produzidos a partir da virada do século XX até o período do Regime Militar (1964-1985), relacionando teoria e prática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar ao aluno a leitura e discussão de textos literários, produzidos a partir da virada do século XX até o Regime Militar.


Propiciar ao aluno a leitura e discussão de textos literários do período assinalado, articulando-os com aspectos teóricos e críticos da sua produção, criculação e interpretação, bem como a aspectos da cultura, história e política brasileiras.

Conteúdo Programático

a. A falência do periodismo literário e as vanguardas
b. A poética do Modernismo
c. Impasses literários e o projeto desenvolvimentista nacional dos anos 50
d. Política e literatura dos anos 70
e. Leitura e estudo de texto
f. Reflexão sobre a relação entre teoria e prática

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOSI, Alfredo. Céu, inferno. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2003. CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. MENDONÇA TELES, Gilberto. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação crítica dos principais manifestos vanguardistas. Petrópolis: Vozes, 1983. SANTIAGO, Silviano. Vale quanto pesa: ensaios sobre questões político-culturais. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. SCHWARZ, Roberto. O pai de família e outros estudos. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

Bibliografia Complementar:

  • GALVÃO, Walnice Nogueira. As musas sob assédio: literatura e indústria cultural no Brasil. São Paulo: Ed. SENAC, 2006. HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde. 1960/1970. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. LAFETÁ, João Luís. A dimensão da noite. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2004. SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

Página gerada em 19/04/2024 15:43:41 (consulta levou 0.050575s)