Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I OBSERVAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
CÓDIGO
09030055
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Configura-se como um estágio de observação e reconhecimento do espaço da escola, do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar, bem como dos aspectos didático-administrativos da gestão escolar, do planejamento de atividades e de metodologias e de reconhecimento do papel do professor de Ciências e Biologia na educação escolar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Realizar estágio supervisionado de observação no ensino fundamental e médio.

Objetivos Específicos:
- Coletar dados sobre os diversos aspectos da vida escolar, principalmente, no que se relaciona às questões administrativas e pedagógicas;
- Observar, analisar e refletir sobre o desenvolvimento de aulas de Ciências e Biologia;
- Acompanhar as atividades didático-pedagógicas de um professor de Ciências e Biologia;
- Planejar, em conjunto com o professor da escola e do supervisor de estágio na universidade atividades para a classe.
- Elaborar relatório final sobre os resultados das observações na escola e das reflexões feitas a partir delas.
-Refletir sobre a realidade escolar vivenciada, relacionando-a com os referenciais teóricos.
- Propor discussões e reflexões sobre a responsabilidade da profissão docente, destacando o respeito aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão no processo de ensino.
-Desenvolver projeto de ensino baseado no contexto vivenciado no ensino de Ciências.
- Socializar, através da apresentação de seminários e análise crítica, a prática de estágio supervisionado.

Conteúdo Programático

1.Conhecimento da Realidade Escolar;
2. Conhecimento da Legislação Escolar (PPP e regimento);
3. Conhecimento da Gestão Escolar;
4. Recursos didático-metodológicos da Escola;
5. A realidade de uma sala de aula de Ciências e Biologia;
6. A Educação Ambiental como tema transversal e dentro de uma visão holística;
7. A inclusão de alunos com deficiência e o papel do professor regente de classe.
8. Reconhecimento do meio profissional no ensino fundamental e médio

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. 24ª ed. Campinas: Papirus, 2010.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. 215p
  • SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 120-148.
  • TARDIF, M. Saberes docentes & formação profissional. 8ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • ALVAREZ-MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
  • BAPTISTA, C. R. JESUS, D. M. de (Orgs). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
  • CARVALHO, I. C. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
  • CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo Cengage Learning, 2012.
  • CAPELLINI, V. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. (Orgs). Práticas pedagógicas inclusivas: da criatividade à valorização das diferenças. Bauru: UNESP, 2010.
  • LIBANEO, J. C.; OLIVEIRA, Joao Ferreira; TOSCHI, Alirza S. Educação Escolar: politicas, estrutura e organização. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

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