Nome da Atividade
PESQUISA EM EDUCAÇÃO
CÓDIGO
09030056
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
História e filosofia das ciências; elementos e esquematização das pesquisas científicas; pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa; pesquisa em educação; pesquisa qualitativa em educação; projetos de intervenção pedagógica desenvolvidos nas escolas; projetos de pesquisa desenvolvidos nas instituições de ensino; pesquisa no ensino de ciências e de biologia e a investigação da realidade escolar e acadêmica.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Compreender a história e a filosofia das ciências;- Conhecer os elementos e a esquematização das pesquisas científicas;
- Diferenciar pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa;
- Reconhecer os elementos constituintes da pesquisa em educação com foco na pesquisa
qualitativa;
- Analisar projetos de intervenção pedagógica e de pesquisa desenvolvidos nas instituições de
ensino;
- Relacionar a pesquisa no ensino de ciências e de biologia e a investigação da realidade escolar e acadêmica.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2010.
- BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
- FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.
- GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS, 2008.
- LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
- MORAES, R. LIMA, V. (organizadores). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
- SANDÍN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
- SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2011.
- WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2011.
Bibliografia Complementar:
- BAUER, M. V.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
- MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 316 p.
- SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana Maria. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. 2. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2006. 437 p. (Coleção educação em ciências).
- SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2010. 98 p. (Pesquisa ; 4).
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
M1 | 2024 / 2 | 25 | 22 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
|
ROBLEDO LIMA GIL Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PESQUISA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA | Ciências Biológicas (Licenciatura) |