Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - ENSINO DE CIÊNCIAS
CÓDIGO
09030058
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CRÉDITOS
10
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2

Ementa

Regência de classe em Ciências no ensino fundamental. Reflexões teóricas e práticas sobre o
estágio supervisionado. Elaboração de relatório de estágio. As atividades de extensão a serem
desenvolvidas em conjunto com a comunidade escolar, buscam a popularização e divulgação do
conhecimento acadêmico obtido ao longo do curso e estão vinculadas ao programa Biologia em foco
registrado sob o n° 111 no cobalto

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Realizar estágio de regência em Ciências em escola de Ensino
Fundamental.
Objetivos Específicos:
- Planejar, executar e avaliar intervenções didáticas sob a supervisão de professor da escola;
- Planejar, executar e avaliar atividades de laboratório para alunos do Ensino Fundamental sob a
supervisão de professor da escola;
- Realizar, sistematizar e analisar levantamento de ideias prévias dos alunos sobre assuntos a
serem desenvolvidos durante o estágio de regência de classe.
-Participar das atividades didático-pedagógicas de uma turma do Ensino Fundamental.
- Socializar, através da apresentação de seminários e análise crítica, a prática de estágio
supervisionado.
- Elaborar relatório final sobre os resultados vivências na escola e das reflexões feitas a partir
delas.

Conteúdo Programático

- Discutir a elaboração dos planejamentos das aulas, materiais pedagógicos entre outros;
- Apresentar aos estudantes a importância da avaliação no ensino;
- Discutir o currículo de Ciências no ensino fundamental;
- Problematizar a utilização de atividades experimentais e práticas no ensino de Ciências;
-Intervenções como docente de Ciências
-- Planejar, em conjunto com o professor da escola e da orientadora de estágio, as atividades
para a regência de classe.
- Apresentar a organização e elaboração do relatório de estágio.
- Socializar, com apresentação de relato e análise crítica, a prática de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BARREIRO, I.M.F. de; GEBRAN, R.A. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: AVERCAMP, 2015. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 9ª ed., 2010.

Bibliografia Complementar:

  • ALVAREZ-MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002. COSTA, M. V. A escola tem futuro?: entrevista Alfredo Veiga-Neto, Antonio Flávio Barsosa Moreira, José Carlos Libâneo, Miguel Arroyo, Nilda Alves, Selma Garrido Pimenta /Marisa Vorraber Costa 2ª ed. São Paulo: Lamparina, 2007. CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. 24ª ed. Campinas: Papirus, 2010. NORNBERG, M. (org.). Formação em Contextos de Estágio e Desenvolvimento Profissional. São Leopoldo: Oikos, 2017. 159p. SACRISTÁN, J G.; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 120-148.

Página gerada em 20/04/2024 08:03:08 (consulta levou 0.050263s)