Nome da Atividade
GÊNERO, SEXUALIDADES E DIREITOS HUMANOS
CÓDIGO
10900127
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A disciplina propõe-se a apresentar e discutir temáticas relativas à direitos humanos, gênero e sexualidades, sua dimensão histórica e suas vinculações com o campo da educação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Busca-se oportunizar espaços para a construção de práticas pedagógicas e materiais didáticos que permitam preparar os/as discentes para a abordagem de temáticas relativas aos direitos humanos, gênero e sexualidades em sala de aula na Educação Básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • SILVEIRA, Rosa Maria Godoy et al. (Org.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel - Número de chamada: 370.19346 E24 (BCS) LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. Disponível em: https://bibliotecaonlinedahisfj.files.wordpress.com/2015/03/genero-sexualidade-eeducacao-guacira-lopes-louro.pdf FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. Cedes, Campinas, 169 , vol. 30, n. 81, p. 233-249, mai.-ago. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n81/a08v3081.pdf

Bibliografia Complementar:

  • BARROSO, Vera Lúcia Maciel... [et all]. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010. Disponível em: https://www.ufrgs.br/gtensinohistoriaedurs/livro-ensino-de-historia-desafioscontemporaneos/ BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel - Número de chamada: Número de chamada: 305.4 B985p (BCS) CARBONARI, Paulo César. Democracia e Direitos Humanos – Reflexões para uma agenda substantiva e abusada. IN: TOSI, Giuseppe e BITTAR, Eduardo C. B. (orgs.). Democracia e Educação em Direitos Humanos numa época de insegurança. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wpcontent/uploads/2015/11/DEMOCRACIA.DH_.EPOCA_.INSEGURAN%C3%87A.pdf LUZ, Nanci Stancki da; CARVALHO, Marilia Gomes de; CASAGRANDE, Lindamir Salete (Org.). Construindo a igualdade na diversidade: gênero e sexualidade na escola. Curitiba: Ed. UTFPR, 2009. Disponível na Biblioteca das Ciências Sociais / UFPel - Número de chamada: 370.19342 C758 (BCS) PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/promocaodh/

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