Nome da Atividade
HISTÓRIA DA IDADE MODERNA
CÓDIGO
10900131
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

a disciplina visa compreender as transformações e permanências durante o período histórico denominado Idade Moderna. Problematizar as estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais advindas com a crise do feudalismo e a emergência da monarquia absoluta e a crise da mesma em finais do século XVIII.

Objetivos

Objetivo Geral:

- Compreender as diferentes interpretações historiográficas sobre a passagem do feudalismo à Modernidade.
- Discutir a formação do Estado Moderno.
- Compreender a nova cultura do renascimento.
- Problematizar as temáticas: expansão, colonização e mercantilismo.
- Compreender as dinâmicas que envolvem as Reformas protestantes e a Reforma católica.
- Discutir o processo da Inquisição e suas consequências.
- Compreender como se deu a Revolução Inglesa e qual sua importância para outros processos de natureza próxima.
- Discutir a crise do antigo regime, relacionando-a com a formação do mundo contemporâneo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
  • DELUMEAU, Jean. A civilização do Renascimento. Lisboa: Edições 70, 2004.
  • ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
  • DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989.
  • HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

Bibliografia Complementar:

  • BURKE, Peter. A fabricação do Rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
  • DARNTON, Robert. Os Dentes falsos de George Washington. Um guia não convencional para o século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2005
  • GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
  • STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa, 1529-1642. Bauru: EDUSC, 2000.
  • THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
HISTÓRIA MODERNA I História (Licenciatura - Noturno)

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