Nome da Atividade
HISTÓRIA DA IDADE MODERNA
CÓDIGO
10900131
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
a disciplina visa compreender as transformações e permanências durante o período histórico denominado Idade Moderna. Problematizar as estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais advindas com a crise do feudalismo e a emergência da monarquia absoluta e a crise da mesma em finais do século XVIII.
Objetivos
Objetivo Geral:
- Compreender as diferentes interpretações historiográficas sobre a passagem do feudalismo à Modernidade.- Discutir a formação do Estado Moderno.
- Compreender a nova cultura do renascimento.
- Problematizar as temáticas: expansão, colonização e mercantilismo.
- Compreender as dinâmicas que envolvem as Reformas protestantes e a Reforma católica.
- Discutir o processo da Inquisição e suas consequências.
- Compreender como se deu a Revolução Inglesa e qual sua importância para outros processos de natureza próxima.
- Discutir a crise do antigo regime, relacionando-a com a formação do mundo contemporâneo.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.
- DELUMEAU, Jean. A civilização do Renascimento. Lisboa: Edições 70, 2004.
- ELIAS, Norbert. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
- DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989.
- HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a Revolução Inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
Bibliografia Complementar:
- BURKE, Peter. A fabricação do Rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
- DARNTON, Robert. Os Dentes falsos de George Washington. Um guia não convencional para o século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2005
- GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
- STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa, 1529-1642. Bauru: EDUSC, 2000.
- THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 55 | 32 |
História (Licenciatura - Noturno) Horários
|
PAULO CESAR POSSAMAI Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
HISTÓRIA MODERNA I | História (Licenciatura - Noturno) |