Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I)
CÓDIGO
11270089
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CRÉDITOS
6
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Análise de artigos sobre pesquisa em Matemática e em Educação Matemática. Análise
de Pesquisa Matemática e em Educação Matemática: quantitativa e qualitativa.
Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Discussão das áreas de pesquisa em
Matemática e Educação Matemática. Orientação à escrita de um projeto de pesquisa
(monografia).

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deve expressar o resultado da contribuição das componentes curriculares em sua formação, possuindo, preferencialmente, um viés relacionado com a Educação em qualquer nível.

Objetivos Específicos:
 Discutir as áreas de pesquisa em Matemática e Educação Matemática no Brasil;
 Reconhecer as características dos diferentes métodos e instrumentos de pesquisa, bem como suas vantagens e desvantagens;
 Delimitar um tema para a escrita de um projeto de pesquisa;
 Experienciar a escrita de um projeto de pesquisa (monografia)

Conteúdo Programático

Pesquisa em Educação Matemática
 A importância da pesquisa em Matemática e em Educação Matemática
 Análise quantitativa X análise qualitativa.

Estudo de pesquisas específicas
 Seleção de material bibliográfico - artigos, dissertações e teses - sobre
pesquisas em Matemática e Ensino de Matemática;
 Avaliação do material selecionado;
 Pesquisa quantitativa;
 Pesquisa qualitativa;
 Argumentação e informações apresentadas x conclusões.

Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
 Estabelecimento de tema e delimitação;
 Problema de pesquisa;
 Objetivos;
 Referencial teórico;
 Metodologia e método;
 Escolha método e instrumentos;
 Levantamento de informações: qualitativas X quantitativas;
 Manipulação de informações: descrições e inferências;
 Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
 Estabelecimento de cronograma de trabalho.

Elaboração de projeto de pesquisa em ensino de matemática
 Estabelecimento de tema e delimitação;
 Problema de pesquisa;
 Objetivos;
 Referencial teórico;
 Metodologia e método;
 Escolha método e instrumentos;
 Levantamento de informações: qualitativas X quantitativas;
 Manipulação de informações: descrições e inferências;
 Estabelecimento do espaço de pesquisa e da amostra;
 Estabelecimento de cronograma de trabalho.


Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa qualitativa em educação matemática. 4. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179383.
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597012934.
  • MATIAS-PEREIRA, José. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. Rio de Janeiro Atlas 2016 1 recurso online ISBN 9788597008821.

Bibliografia Complementar:

  • ACEVEDO, Claudia Rosa. Como fazer monografias TCC, dissertações e teses. 4ª. São Paulo Atlas 2013 1 recurso online ISBN 9788522476831.
  • GIL, Antonio Carlos. Estudo de caso fundamentação científica; subsídios para coleta e análise de dados; como redigir o relatório. São Paulo Atlas 2009 1 recurso online ISBN 9788522464753.
  • GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. São Paulo Atlas 2005 1 recurso online ISBN 9788522465996.
  • VIEIRA, Sonia. Como escrever uma tese. 6. São Paulo Atlas 2008 1 recurso online ISBN 9788522466146.
  • GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. São Paulo Atlas 2008 1 recurso online ISBN 9788522484959.

Página gerada em 22/02/2025 20:40:31 (consulta levou 0.064402s)