Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)
CÓDIGO
11270090
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
5
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple o ensino médio, observando as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo geral
Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple o Ensino Médio a partir da convivência com a comunidade escolar. Planejar e executar atividades de docência com conteúdos matemáticos para o Ensino Médio, considerando os princípios da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças étnicas, culturais e diversidades.

Objetivos Específicos:
 Vivenciar e observar as rotinas dos diversos espaços dentro da escola
(secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc);
 Analisar o Projeto Político Pedagógico da escola;
 Participar/observar Conselho(s) de Classe;
 Planejar e implementar atividades matemáticas (oficinas, jogos matemáticos)
para a comunidade na escola;
 Compartilhar o espaço de uma sala de aula com, pelo menos, um professor da
disciplina de matemática escola;
 Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada
junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.

Conteúdo Programático

 Conhecimento do público alvo e do espaço escolar onde o projeto/prática será
desenvolvido;
 Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o
público e a tendência metodologia mais adequada;
 Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a
realidade e ao objetivo da aprendizagem;
 Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como elaborar
instrumentos para que os participantes avaliem;
 Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas: Autores Associados, 2010. 140 p. (Formação de Professores) ISBN 9788574961545.
  • NACARATO, Adair Mendes. A formação do professor que ensina matemática perspectivas e pesquisas. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 978858217878.
  • POSAMENTIER, Alfred S. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre AMGH 2014 1 recurso online ISBN 9788580553680.

Bibliografia Complementar:

  • CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. 2.ed. Belo Horizonte: Au
  • DAVID, Maria Manuela M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da matemática em sala de aula. São Paulo Autêntica 2008 1 recurso online ISBN 9788582170885.
  • NACARATO, Adair Mendes. Escritas e leituras na educação matemática. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online ISBN 9788582179086.
  • PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2002. 200 p. ISBN 9788524905339.
  • SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre ArtMed 2011 1 recurso online ISBN 9788536317281.

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