Nome da Atividade
DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA I
CÓDIGO
10790166
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A Documentação museologia é a parte da museologia em que através de técnicas que podemos denominar de documentais, tem como fim tornar acessível a todos o conteúdo produzido sobre cada um dos objetos, que são fontes de informação. A documentação museológica é a base essencial para o bom funcionamento de todos os outros setores de uma instituição museológica. Através da pesquisa sobre os objetos se torna possível a produção e a difusão do conhecimento a partir deles e com eles, proporcionando o aprofundamento da função educativa dos Museu. Durante esta disciplina será desenvolvido o estudo dos seguintes temas: ferramentas produzidas, museus e documentação do patrimônio integral: sistemas de documentação/informação. Tesaurização, formação, registro, classificação, catalogação, inventário de coleções. Manipulação de coleções.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a ter uma visão crítica sobre a atividade de documentação em museus. Refletir sobre o papel da documentação museológica para a preservação do patrimônio cultural; Discutir e analisar os sistemas documentais existentes; Discutir e analisar propostas de projetos, a partir do referencial teórico e das experiências apresentadas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHAGAS, Mário – Pesquisa Museológica - In: Museu Instituição de Pesquisa, MAST, RJ, 2005 FERREZ, Helena Dodd &BIANCHINI, Maria Helena S, Thesaurus para acervos museológicos. Fundação Nacional Pró-Memória, Coordenadoria Geral de Acervos Museológicos, MHN, Rio de Janeiro, 1987. JULIÃO, Leticia – Pesquisa Histórica no Museu – In: Caderno de Diretrizes Museológicas 1, Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Museus, Belo Horizonte, 2002. SOUZA, Rosali Fernandez de. Thesaurus como linguagem de representação em informação, In: Documentação em Museus, MAST-Colloquia vol.10, Rio de Janeiro, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • ACAM Portinari (org) Documentação e Conservação de Acervos Museológicos: diretrizes. ACAM Portinari, Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2010. https://www.sisemsp.org.br/wp-content/uploads/2013/12/Documentacao_Conservacao_Acervos_Museologicos.pdf GRANATO, Marcus, SANTOS, Claudia Penha dos, LOUREIRO, Maria Lucia N. M. (orgs) Documentação em Museus. Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST, Rio de Janeiro, 2008. MORO, Fernanda de Camargo- Museu: Aquisição/Documentação. Livraria Eça Editora, Rio de Janeiro, 1986 NASCIMENTO, Rosana – O objeto museal, sua historicidade: implicações na ação documental e na dimensão pedagógica do museu. Cadernos de Sociomuseologia – Centro de Estudos de Sociomuseologia,11, ULHT, Lisboa, 1988. RIBEIRO, Antonio Cláudio Lopes – As políticas de aquisição do MHN (1922x1996) In: Anais do MHN, n39, IPHAN, Rio de Janeiro, 2007.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA I Museologia (Bacharelado)

Página gerada em 28/07/2021 07:14:38 (consulta levou 0.111432s)